Confira neste Papo Reto, Wilson Souza falando sobre a “Técnica das Gavetas” para ter mais Produtividade.

Essa ideia é do Gerônimo Thêmel, Professor, Coach e especialista em Produtividade, que em um dos vídeos dele faz uma analogia entre tomar uma decisão ser igual a fechar gavetas. Então já fica o Crédito.

Existem alguns estudos que mostram que o ser humano adulto faz em torno de 35.000 escolhas conscientes por dia, ou seja, do momento que acorda até a hora que vai dormir ele faz mais de 30 escolhas a cada minuto.

35 mil decisões! Logicamente que algumas mais fáceis, outras mais difíceis, algumas rápidas, outras demoradas para resolver, algumas que só dependem de você, muitas que dependem de outras pessoas, de condições favoráveis. Algumas mais importantes e complexas, outras simples que a melhor escolha é simplesmente não escolher.

O ser humano também possui uma cota máxima de decisões que ele aguenta fazer por dia, que são renovadas, ou recarregadas durante seu sono para quando ele acordar ter esse ‘Banco de Decisões’ disponível novamente. Ou seja, o melhor horário para tomar decisões, as melhores ou as mais conscientes decisões é na parte da manhã. É comprovado que durante o dia a qualidade das decisões que vc vai tomando vai piorando.

Quem nunca deixou para tomar aquela decisão importante pro dia seguinte. Aquela escolha que você esperou até às 17h50 para fazer, faltando 10 minutos para sair. Ou seja, você gentilmente deixou pro dia seguinte. O Gerônimo fala que é como se fosse uma gaveta aberta que você tá fechando, tá fechando, mas faltando um centímetro, você Pára!

Você deixou a gaveta aberta, um pouco, mas deixou.

Esse acumulo de gaveta aberta, no começo parece bom. Por que você evitou gastar o seu banco de decisões naquele momento, mas houve um trabalho ali, você se cansou no processo e ainda não resolveu, não decidiu. E pior, aquele acumulo de gavetas abertas vai te deixando preocupado, desanimado, um sentimento de pouca produtividade, por que você vê muita gaveta aberta, muita coisa para fazer, que começou e não terminou e você vai esbarrando em uma, mete o dedo na outra.

Como ter mais produtividade fechando gavetas?

Quando tiver que decidir alguma coisa pergunte: EU TENHO TODOS OS ELEMENTOS SUFICIENTES PARA TOMAR ESSA DECISÃO? TENHO! Então toma a decisão! E fecha a gaveta.

NÃO! Eu não tenho os elementos Suficientes.

Faça outra pergunta: O que você precisa fazer para ter esses elementos?
E corre atrás, age pra resolver.

Tenha Clareza, entenda a situação, perceba. É um auto gerenciamento, quanto mais tempo as gavetas vão ficando abertas, mais dificuldades e mais empecilhos você vai ter para se auto gerenciar.

Então seja produtivo fechando gavetas.

PS: Lembre-se Toda não decisão que você faz, ainda sim é uma decisão.

#TeoriaDasGavetas #Produtividade, #PapoReto

Autor

Wilson Souza é Gerente de Marketing da Bluesoft. Formado e pós Graduado pela Instituição Mackenzie, possui também MBA pela FGV. Wilson tem mais de 10 anos de experiência na área de Relacionamento e Marketing, atuando em diversas áreas e segmentos do mercado.

Deixe aqui o seu comentário