Confira neste Papo Reto, Wilson Souza falando sobre Micro-objetivos. Um conceito bastante simples onde “Para realizar Grandes Objetivos, é necessário começar com pequenos Hábitos“.

Grande parte da procrastinação, de “jogar” pra frente o que deve ser feito, ou o que você gostaria de fazer, vem da ansiedade de começar uma tarefa e não saber quanto tempo ela levará ou quando você vai terminar.

Exemplificando:
Imagina que seu colega de trabalho pede para você fazer uma apresentação para os colegas e diz que você possui 1 mês para montar e apresentar. Você diz que tem tempo suficiente e Logicamente aceita.
Faltando uma semana seu colega te lembra da apresentação e mais uma vez você diz que ainda tem tempo e que só precisa montar a apresentação. Ainda está tranquilo com o precisa fazer.
Ai um dia antes, ou no próprio dia você certamente sabe que não vai conseguir fazer e deixa seu colega na mão!

O que aconteceu é que a apresentação foi vista como uma coisa só. Foi visualizada como uma tarefa que precisava ser feita de uma única vez, de forma direta.
Indo totalmente contra o conceito de produtividade. Que é a capacidade de produzir utilizando todo o recurso disponível. Que no caso ali era o tempo.

O conceito da Micro meta diz que a forma mais simples de estimular a produtividade ou criar um novo habito se baseia na ideia de você começar, de qualquer forma, estipulando uma pequena meta.
É uma técnica onde é possível enganar o cérebro para aumentar os níveis de dopamina ativando os circuitos de recompensa, toda vez que se cumpre uma micro meta.

Existem algumas formas de trabalhar com as Micro-metas. Algumas baseadas em Tempo. Setando um tempo mínimo para fazer uma atividade. Outra forma é por esforço. O quanto você consegue fazer dessa tal atividade?

A utilizado pelo Wilson é a Técnica da vergonha.

Wilson Explica que estava querendo voltar a ler livros. Voltar a ter o habito de ler. Ser algo novamente prazeroso e que não parecesse obrigatório.
A micro-meta dele, para atingir seu objetivo, foi estipular que toda noite antes de dormir ele leria, no mínimo, uma folha de um livro.

Um Micro-objetivos tão ridículo que caso não fosse cumprido seria uma vergonha. Apesar de o intuito ser o contrário. É você se sentir bem quando você finaliza a sua meta.

Como mensagem final, Wilson diz que em média, se leva um pouco mais de dois meses para que um novo habito se torne automático. Então saiba que você precisa se esforçar pelo menos esse tempo para solidificar um novo comportamento em sua vida. As micro metas podem te ajudar a pelo menos começar, que às vezes é o mais difícil.

E ai qual o seu próximo grande objetivo? Como você quebra ele em Micro-objetivos? O que para você é tão ridículo de pequeno que seria uma vergonha não fazer?

Assista à Apresentação

#MicroObjetivos #MicroMeta #PapoReto

Autor

Wilson Souza é Gerente de Marketing da Bluesoft. Formado e pós Graduado pela Instituição Mackenzie, possui também MBA pela FGV. Wilson tem mais de 10 anos de experiência na área de Relacionamento e Marketing, atuando em diversas áreas e segmentos do mercado.

Deixe aqui o seu comentário