O primeiro dia de conferência teve início na quarta-feira com a apresentação de Floyd Marinescu, criador do InfoQ e o primeiro keynote com o senhor Tony Hoare falando sobre “A ciência da computação e a engenharia de software”. Infelizmente só consegui assistir aos últimos 5 minutos pois estava trabalhando no registro das pessoas que chegavam no evento. Mas pelo que percebi é um conteúdo que vale a pena ser visto quando o vídeo for disponibilizado no portal InfoQ internacional.
Às 10:30 deu-se início às palestras em cada uma das salas. Fui para trilha de desenvolvimento ágil apresentada por Steve Freeman.

Steve Freeman foi o trackhost de agile
Steve Freeman foi o trackhost de agile

O primeiro palestrante foi Keith Braithwaite, da empresa suíça Zülke com o título “Adotar agile é mais díficil do que você gostaria mas mais fâcil do que você pensa”. O “fortinho” disse que “para ser melhor” não é uma meta quando se pergunta porque implantar uma metodologia ágil. Você deve saber claramente o que deseja alcançar, como:

  • reduzir a taxa de defeitos em n%
  • melhorar a satisfação do cliente/usuário
  • melhorar a assertividade do planejamento

Outros pontos importantes na transição para agile foram:

  • é mais vantajoso ter desenvolvedores consistentes do que “rock stars” com altos e baixos na produtividade
  • alguns gerentes ficam perdidos pois não fazem mais a designação de tarefas pelos próximos 6 meses
  • as pessoas em volta do time vão ficar nervosas porque vai haver muita conversa (barulho) durante o trabalho, além de parecer que eles não estão de fato trabalhando pois estão se divertindo, e tudo vai parecer bagunçado pois haverão coisas penduradas nas paredes
  • o fato da equipe realmente entregar algo de valor pode chocar o resto da organização e causar conflitos

indicações de que você está no caminho certo:

  • alta satisfação dos usuários/clientes e dos desenvolvedores
  • visibilidade completa do status do projeto
  • estimativas batem com o realizado (você praticamente não precisa mais estimar)
  • a qualidade se mantém por um longo período de tempo

Keith Braithwaite
Keith Braithwaite

Às 13:00 participei da apresentação do gigante russo Aleksandar Seovic sobre “Performance com o Oracle Coherence” que não me agradou muito. Porém ele citou alguns detalhes do Java como a utilização de putAll() em um Map ao invés de put() quando você não precisa do valor anterior.
Aleksandar Seovic durante sua palestra
Aleksandar Seovic durante sua palestra

Às 14:15 o criador do projeto soocial.com, Stefan Fountain, falou um pouco sobre a migração de seus serviços para a nuvem da amazon web services (EC2) citando alguns pontos para melhoria de performance como sharding. Além disso explicou como funciona o processo de comoditização citando a energia elétrica, quando no princípio cada um gerava sua própria energia. Em seguida alguns fornecedores começaram a terceirizar o serviço e, por fim, tornou-se uma malha nacional que se tornou “invisível” pois passamos a não ligar mais para aquilo pois é algo que deveria estar sempre disponível. Ele então comparou isto à despreocupação com hardware quando você utiliza um serviço de cloud computing.
Apresentação sobre cloud computing
Apresentação sobre cloud computing

Às 15:45 Geir Magnusson apresentou alternativas para bancos de dados relacionais como o Google’s Big Table e o Amazon’s Dynamo. Também apresentou seu projeto MongoDB para armazenamento de documentos com uma sintaxe de querys semelhante ao JSON. No final comentou sobre o projeto CouchDB da Apache que tem ganho muito espaço entre os desenvolvedores Rails. Foi contruído em Erlang e possui API baseada em REST.
Geir Magnusson em sua palestra
Geir Magnusson em sua palestra

Às 17:15 participei de “Javascript in the Enterprise” com Attila Szegedi falando sobre os benefícios de rodar javascript no lado server e como se desenvolver código de qualidade utilizando namespaces, campos privados, JSdoc e modularização. Recomendou a leitura do livro “Pro Javascript Techniques” de John Resig.
Attila Szegedi em sua palestra
Attila Szegedi em sua palestra

Às 18:45 houve o keynote nada técnico com Martin Fowler e Zack Exley da ThoughtWorks falando sobre a tecnologia aplicada na campanha de Barack Obama. Explicou alguns conceitos que fizeram com que ele fosse eleito como o uso do youtube para divulgar suas mensagens e a criação do site “myBarackObama.com” que permitiu que voluntários organizassem discussões em seus bairros e reportassem diretamente aos diretores da campanha. Martin valorizou esta iniciativa elogiando um software que faz diferença na vida das pessoas ao invés da criação de softwares para deixarem alguma empresa mais rica.
Martin Fowler e Zack Exley
Martin Fowler e Zack Exley

Para fechar este dia cheio houve uma festa com tudo pago pela QCon no “The Old Star Pub” com a presença de muitos palestrantes. O pub não era tão grande assim mas comportou uns 200 geeks falando sobre tecnologia e enchendo a cara. A foto abaixo mostra alguns brasileiros do evento (Daniel e André do UOL à esquerda, Leonardo Borges abaixo (que mora na Espanha) e o Manuel Carrasco à direita.
Brasileiros no Old Star Pub
Brasileiros no Old Star Pub

Autor

No tempo em que esteve no time da Bluesoft, Luiz Faias Junior ajudou a criar e a manter a cultura e os valores da empresa, aumentando a equipe de 3 para 40 talentosos engenheiros de software.

3 Comentários

  1. Pingback: Qcon London 2009 - Mais sobre o evento, por Junior « Manifesto na Web!

  2. Muito bom o resumo.
    Ressalto a palestra do Martin Fowler. Gostaria muito de ter assistido, você sabe de algum vídeo ou slides publicados?
    Seria muito legal se nossa comunidade de software pensasse sempre em produzir software para o bem do mundo, não só para enriquecer.

Deixe aqui o seu comentário