No segundo dia de conferência pulei o keynote do Dion Hinchcliffe pois já havia participado do tutorial. Para quem quiser ver o vídeo no InfoQ quando estiver disponível o tema era “Transforming Software Architecture with Web as Platform”.
Às 10:30 houve a apresentação da trilha “Padrões organizacionais ágeis” com Linda Rising. Ela mesmo deu a primeira palestra falando um pouco sobre como mudamos nossos hábitos depois da invenção do relógio e da descoberta do chá e do café. Foi uma apresentação excelente sobre os problemas que a cafeína (a droga mais popular do mundo) traz aos seres humanos desde bebês. Você acha certo a Coca-cola fazer parte da alimentação de uma criança desde a mamadeira? É algo para se pensar.
Um dos fatos que mais chama a atenção neste tipo de pesquisa é que todos os pesquisadores param de consumir cafeína. Será que tem algo de errado?

Linda Rising durante palestra
Linda Rising durante palestra

O Dairton Bassi, que está há 2 meses de férias na Europa, foi o voluntário desta trilha. Que vida boa =)
Dairton Bassi e Linda Rising
Dairton Bassi e Linda Rising

Às 13:00 Guido Schoonheim, da empresa Xebia apresentou “Desenvolvimento ágil distribuído feito da maneira correta usando Scrum” contando o caso da empresa onde trabalha, que possui desenvolvedores em vários países.
No início do projeto todos os membros da equipe se reuniram pessoalmente por 2 à 3 iterações e assim criaram relacionamentos e começaram a compreender seus hábitos e entender melhor a cultura do outro país. Isto fez com que houvesse melhor comprometimento quando cada um voltou para sua cidade, porém ainda trabalhando juntos para entregar o software.
Outro ponto essencial foi a utilização de vídeo-conferência na reunião entre os grupos para que se compreendesse a linguagem corporal além do áudio.
As maiores dificuldades são a comunicação extra necessária no começo e a diferença de culturas entre países como Holanda e Índia por exemplo.
(esqueci de tirar a foto do palestrante)
Às 14:15 Graeme Rocher da SpringSource apresentou “Groovy e Grails a fundo” com a demonstração de alguns plugins que facilitam o desenvolvimento como a geração de autenticação e login (já integrados com o spring secutiry) com apenas um comando.
Graeme Rocher palestrando sobre Grails
Graeme Rocher palestrando sobre Grails

Às 15:45 o famoso Rod Johnson iniciou sua apresentação com o título “Spring today and tomorrow” falando sobre algumas funcionalidades presentes na versão 2.5 do framework como a anotação @Autowired. Também falou sobre as novidades na versão 3.0 como o “Spring EL Parser” e a possibilidade de se trabalhar com REST com a anotação @PathVariable. Outro grande diferencial é uma DSL para configuração do framework em classe Java ao invés de XML. O milestone M3 sairá até o final de março e a versão final será liberada em junho deste ano.
O carequinha ainda mostrou as estatísticas onde 83% dos commits no projeto Tomcat são feitos pela SpringSource, além de 96% das correções de bugs. Eles inclusive lançaram sua própria versão do projeto chamada de “tc server”, que pode ser adquirida com suporte 24×7 visando disseminar o uso do servidor Tomcat em empresas.
Rod Johnson palestrando sobre futuro do Spring
Rod Johnson palestrando sobre futuro do Spring

A última sessão do dia foi apresentada por Brian Oliver da Oracle com o título “Data Grid Design Patterns”, que na verdade foi mais uma demonstração das tecnologias de clustering e cache do Oracle Coherence.
Brian Oliver palestrando sobre Oracle Coherence
Brian Oliver palestrando sobre Oracle Coherence

À noite ocorreu o evento gratuito “Cloud Camp” no auditório principal cedido pela QCon. Várias lightning talks de 5 minutos aconteceram e depois houve pizza e cerveja para os participantes. Infelizmente não pude ficar.
Apresentação do evento CloudCamp
Apresentação do evento CloudCamp

Autor

No tempo em que esteve no time da Bluesoft, Luiz Faias Junior ajudou a criar e a manter a cultura e os valores da empresa, aumentando a equipe de 3 para 40 talentosos engenheiros de software.

Deixe aqui o seu comentário