banner ads
  • Home  /
  • Agilidade   /
  • Scrum: quem são os porcos e as galinhas?

Scrum: quem são os porcos e as galinhas?

Após escrevermos sobre as regras da reunião diária do Scrum surgiu uma dúvida do Daniel Gazeta sobre quem seriam os “porcos” e as “galinhas” no contexto da reunião.

O Rodrigo Yoshima também havia nos avisado que para alguém que não conhece Scrum seria muito engraçado encontrar estes termos no meio de tantas regras sérias.

Existe uma tirinha criada pelo site implementingscrum.com (e traduzida pelo Leonardo Dantas) que explica a origem dos termos:

Explicando:

Porcos são todos aqueles que estão comprometidos com os objetivos da iteração e do projeto como um todo. Eles são o Product Owner, o Scrum Master e a equipe. São eles quem definem o sucesso da implantação e continuidade do Scrum em uma empresa.

Já as galinhas são aqueles envolvidos, que não estão necessariamente dispostos a “entregar sua vida” pelo projeto. Ok, um pouco de exagero, mas foi só pra explicar a grande diferença entre os papéis. São todas as demais pessoas que não estão no dia-a-dia do projeto, incluindo usuários, gerentes, etc.

Alguém pode perguntar: “Posso ser porco e galinha ao mesmo tempo?”

A resposta é… NÃO, você não pode! Ou você quer que as coisas dêem certo ou você não está ligando muito para o resultado. Em um time não queremos alguém que só apareça de vez em quando, queremos alguém com espírito de equipe!

Referências:

http://www.implementingscrum.com/2006/09/11/the-classic-story-of-the-pig-and-chicken/

http://recortis.dowedo-it.com/index.php/archives/2007/09/28/scrum-referencias-uteis/

http://www.infoq.com/br/news/2009/05/chickens-in-daily-scrum

Related Articles:

—————————————-­—————————————-­—-

Este Post é um oferecimento de Acelerato – Gestão de Projetos ágeis e Help Desk

Não perca tempo, acesse acelerato.com, cadastre-se gratuitamente e descubra como podemos ajudá-lo.

Post Footer automatically generated by Add Post Footer Plugin for wordpress.

1 Comments

Leave a comment