Após escrevermos sobre as regras da reunião diária do Scrum surgiu uma dúvida do Daniel Gazeta sobre quem seriam os “porcos” e as “galinhas” no contexto da reunião.
O Rodrigo Yoshima também havia nos avisado que para alguém que não conhece Scrum seria muito engraçado encontrar estes termos no meio de tantas regras sérias.
Existe uma tirinha criada pelo site implementingscrum.com (e traduzida pelo Leonardo Dantas) que explica a origem dos termos:

Explicando:
Porcos são todos aqueles que estão comprometidos com os objetivos da iteração e do projeto como um todo. Eles são o Product Owner, o Scrum Master e a equipe. São eles quem definem o sucesso da implantação e continuidade do Scrum em uma empresa.
Já as galinhas são aqueles envolvidos, que não estão necessariamente dispostos a “entregar sua vida” pelo projeto. Ok, um pouco de exagero, mas foi só pra explicar a grande diferença entre os papéis. São todas as demais pessoas que não estão no dia-a-dia do projeto, incluindo usuários, gerentes, etc.
Alguém pode perguntar: “Posso ser porco e galinha ao mesmo tempo?”
A resposta é… NÃO, você não pode! Ou você quer que as coisas dêem certo ou você não está ligando muito para o resultado. Em um time não queremos alguém que só apareça de vez em quando, queremos alguém com espírito de equipe!
Referências:
http://www.implementingscrum.com/2006/09/11/the-classic-story-of-the-pig-and-chicken/
http://recortis.dowedo-it.com/index.php/archives/2007/09/28/scrum-referencias-uteis/
http://www.infoq.com/br/news/2009/05/chickens-in-daily-scrum

Autor

No tempo em que esteve no time da Bluesoft, Luiz Faias Junior ajudou a criar e a manter a cultura e os valores da empresa, aumentando a equipe de 3 para 40 talentosos engenheiros de software.

1 Comentário

  1. Pingback: Scrum - Labs Bluesoft

Deixe aqui o seu comentário