Scrum

Inicialmente diferente do que muitas pessoas pensam SCRUM não é um acrônimo. Scrum é um processo de desenvolvimento iterativo e incremental para o gerenciamento de projetos e desenvolvimento de software ágil. Seu nome é inspirado em um jogada do esporte Rugby onde todos os jogadores da equipe se reúnem para avançar a jogada. O ponto forte desta jogada é o trabalho em equipe, onde se um falhar na formação, o outro time ganha a bola e domina a jogada.

O Scrum junta conceitos do pensamento Lean de desenvolvimento iterativo e incremental, usando um conjunto de técnicas que visa simplificar o modo como uma organização acaba com desperdícios.

Historia

O Scrum foi concebido para o gerenciamento de projetos em empresas de fabricação de automóveis e produtos de consumo por Takeuchi e Nonaka e publicado no famoso artigo “The New Product Development Game”, na Havard Business Review em Janeiro/Fevereiro de 1986. E apesar de ter sido direcionado para o desenvolvimento de software ele pode ser utilizado para gerenciamento de projetos em geral.

Para eles, instabilidade intrínseca, times auto-organizados, fases de desenvolvimento sobrepostas, multi-aprendizado, controle sutil e transferência de conhecimento são fatores vitais para o sucesso do Scrum.

Em 1993, Jeff Sutherland, John Scumniotales, e Jeff McKenna incorporaram o estilo de gerenciamento de Takeuchi e Nonaka, criando, documentando e implementando o Scrum na Empresa Easel Corporation no gerenciamento de desenvolvimento de projetos de software.

Já em 1995, Ken Schwaber formalizou a definição de Scrum e ajudou a implantá-lo no Desenvolvimento de Software de todo o mundo e em 1996, Schwaber e Sutherland, apresentaram o Scrum na Object-Oriented Programming, System, Languages and Applications (OOPSLA), uma conferencia sobre programação, sistemas, linguagens e aplicações.

Metodologia

Como dito, o Scrum é uma metodologia ágil para gerenciamento de projetos de software. Ele pode ser aplicado a qualquer produto ou até mesmo em projetos pessoais, como realizar um casamento, ou uma mudança de residência.

Geralmente ele é sustentado por 3 pilares:

  • O primeiro pilar é a transparência, que visa garantir que todos os aspectos do projeto estejam visíveis aos interessados.
  • O segundo pilar é a inspeção, onde todos os aspectos do processo devem ser inspecionados com frequência para que qualquer alteração detectada seja ajustada.
  • O terceiro pilar é a adaptação. Que durante a inspeção, se um ou mais processos estão fora dos limites planejados, ele deverá ser ajustado.

O Ciclo de Vida

Metodologia Scrum

Sprints

Os Sprints são ciclos (Sprint) periódicos que podem variar de duas a quatro semanas de duração. Durante esse período são realizadas as tarefas que estão no Product Backlog.

É uma etapa muito importante no ciclo de vida do Scrum. Cada Sprint deve ser conduzida com muita atenção, e com foco na entrega de algo de valor para os interessados.

Sprint Planning

É uma reunião realizada no inicio de cada Sprint onde deverão ser traçadas as metas, os focos e os valores a ser trabalhado no ciclo.

Sprint Backlog

São as tarefas que devem ser desenvolvidas durante o Sprint. Todas elas são extraídas do Product Backlog e ele deve estar visível a todos os envolvidos no projeto.

É fundamental que o Sprint não sofra nenhuma alteração durante a iteração ou ciclo.  Seus dados são atualizados em tempo real, muito bem representadas no quadro “Kanban”.

Product Backlog

São as funcionalidades que o cliente deseja implementar. É uma lista que contém as tarefas a serem realizadas, com suas prioridades e escritas de forma clara. Essas prioridades são definidas pelo Product Owner e cabe ao time determinar quais tarefas entram no Sprint. Cada tarefa do Product Backlog pode gerar um ou mais itens no Sprint Backlog

Daily Scrum

Reunião diária, de preferencia pela manhã e com duração máxima de 15 minutos, indicada para ser realizada de pé e que todos compartilhem o que foi feito no dia anterior e o que vai ser realizado naquele dia. A ideia é identificar problemas, impedimento e disseminar conhecimento.

Sprint Review

Reunião a ser realizada no final de cada Sprint, onde o projeto é avaliado e o time apresenta o resultado obtido durante o ciclo que encerrou. Demonstrando itens totalmente terminado e funcionais.

Sprint Retrospective

Reunião a ser realizada no fim de cada Sprint com o objetivo de garantir um processo de melhoria continua. Esta reunião é realizada com um olhar mais critico, buscando identificar o que funcionou, o que precisa melhorar, e quais ações serão tomadas.
Nessa reunião é obrigatória a presença do time, do Product Owner e o Scrum Master que deve conduzir e registrar todas as informações.

Papéis

Product Owner

PO Ele é o representante do cliente, defendendo seus interesses. Tem a responsabilidade de criar, manter e priorizar o Product Backlog.
Características indicadas: visão estratégica, criativo, persuasivo, comunicativo e deve conhecer bem do negócio.

Quer saber mais sobre as qualidades e desafios de Product Owner? Baixe grátis o nosso e-book: “10 melhores Práticas para Product Owners

Scrum Team

team Esta é a equipe responsável pela execução das tarefas do projeto. Geralmente de 5 a 9 componentes. Eles não devem aguardar ordem, e sempre tomar a iniciativa para a conclusão das tarefas do projeto.
Características para uma boa equipe: auto-gerenciável, multidisciplinar, comprometida, comunicativa e saber resolver conflitos.

Scrum Master

Scrummaster O Scrum Master  é o removedor de obstáculos, ele deve proteger a equipe das influencias externas. Ele não é chefe, e deve exercer um papel de moderador das técnicas do Scrum no time.
Características indicadas: responsável, comunicativo, humilde, facilitador, organizado e influente.

O scrum é uma metodologia que potencializa o trabalho em equipe tornando-o mais eficaz e eficiente. Dificilmente uma empresa que já trabalhou com o SCRUM consegue utilizar outro método, pois ela, além de facilitar a definição dos objetivos, ajuda a cumprir os prazos estabelecidos.

Gostou?

Tem alguma dúvida, sugestão ou critica?
Por favor deixe seu comentário no final da página.

Até a próxima!

fonte: http://www.omegabrasil.com.br/userfiles/produtos_categorias_14_catalogo.pdf

——————————————————————————————-

Este post é um oferecimento de Acelerato – Gestão de Projetos e Help Desk online para a sua empresa.

 

Related Articles:

—————————————-­—————————————-­—-

Este Post é um oferecimento de Acelerato – Gestão de Projetos ágeis e Help Desk

Não perca tempo, acesse acelerato.com, cadastre-se gratuitamente e descubra como podemos ajudá-lo.

Post Footer automatically generated by Add Post Footer Plugin for wordpress.

2 Comments

Leave a comment