Confira neste Papo Reto, Wilson Souza falando sobre quatro inimigos da Motivação!

Motivação não é aquela placa de parachoque de caminhão, ou mensagem do biscoitinho da sorte. Motivação tá na própria palavra.

Motivação – Você achar seu motivo para ação. É ter um motivo para ação.
Simples assim.

Exemplo: “Eu vou jogar video game… eu vou na balada… eu vou ver vídeo no tiktok.” Qual é o motivo para ação? Eu vou me divertir, Eu vou encontrar meus amigos, eu vou aprender algo novo, vou esquecer o problemas.

Na apresentação, Wilson após deixar um pouco mais claro o que é motivação ele explica quais são os seus maiores inimigos.

1# Acreditar que a motivação é infinita

O que te motivou lá atras não necessariamente vai te motivar agora, ou lá para frente.

No começo funciona, mas depois você vai precisar de uma outra motivação. E isso serve para toda vida. Muitas vezes você vai precisar de uma motivação diferente todo dia.

O que te motiva?
Dinheiro? Pertencimento? Conhecimento? Inovação? Fazer acontecer? O Resultado final?

Entenda que o que te motiva hoje pode não ser o que vai te motivar amanhã ou o que não te motiva hoje pode ser o que vai te motivar amanhã.

#2 Traçar metas para o futuro

Tem uma pequisa/teste que fizeram em uma universidade onde perguntaram para diferentes grupos de veteranos 3 perguntas.

A pergunta para o primeiro grupo foi:
Hoje, quanto do seu tempo, você acha que pode ajudar os calouros nas atividades deles? A respostas eram 10 ou 20 minutos por dia algo assim.

Pro segundo grupo a pergunta foi:
Em seis meses, quanto do seu tempo, você acha que pode ajudar os calouros nas atividades deles? A respostas eram em média em torno de 1 hora por dia.

Já pro terceiro grupo a pergunta foi:
Hoje, quanto do tempo dos outros veteranos você acha que eles poderiam ajudar os calouros? A resposta foi muito parecida com a segunda pergunta. 1 hora,

O que ficou constatado é que áreas diferentes do cerebro são ativadas quando você pensa no eu do presente e quando você pensa no eu do futuro.

Então para não cair nessa armadilha pensa no que você pode fazer hoje!
Primeiro pensa no eu do presente. O que eu vou fazer hoje.

E segundo pensa assim: Se você for esta pessoa que vc está sendo hoje, para o resto da vida, você vai chegar onde você quer? Daqui a 2, 3 ou 10 anos?

Só esse questionamento já gera em você uma motivação.

Como Einstein dizia Insanidade é continuar fazendo sempre a mesma coisa e esperar resultados diferentes.

#3 Sonhar grande demais.

Dizem que sonhar grande ou pequeno gera o mesmo esforço. É verdade!
Você até pode sonhar grande, mas precisa entender e celebrar os pequenos avanços.

Você precisa fracionar o seu sonho.

Quando você fraciona o sonho, você consegue celebrar os marcos. Quero emgracer 40 kilos. Não precisa celebrar 1 kilo por semana. De repente pode ser sair de uma calça numero 50 para um 48. De conseguir caminhar 5km.

É uma vitória Ai tem dopamina, aumenta confiança, e só ai você vai para o próximo passo. Qual é o próximo motivo para a ação?

#4 Se comprometer com o sonho e não com o processo.

Quando uma criaça vai para Disney eles só tem uma preocupação.
Quando vamos chegar na Disney? A Criaça só pensa no Sonho.

Os adultos precisam pensar no processo: Tirar passaporte | Tirar o Visto | Organizar as férias | Comprar passagem | Pensar no hotel | Comprar os ingressos | Arrumar as malas | Juntar dinheiro | Falar ingles e outras coisas.

A Criança se compromete com o sonho, o adulto se compromente com o processo para conseguir o sonho.

Por que muitos, quando começam os processos, acabam desistindo. O Sonho motiva no começo, mas quando começa o processo. Ai desanima. É preciso maturidade e disciplina.

Então esses são os 4 principais vilões da Motivação.

  • 1 Acreditar que a motivação é infinita
  • 2 Traçar metas para o futuro
  • 3 Sonhar grande demais.
  • 4 Se comprometer com o sonho e não com o processo.

E ai qual deles você ainda está errando?

Eu tirei esse conteúdo do podcast Sai da Média do Geronimo theml
tem várias outras dicas e insight lá.

Fonte: https://www.youtube.com/watch?v=SxuAYhPdUEw

Autor

Wilson Souza é Gerente de Marketing da Bluesoft. Formado e pós Graduado pela Instituição Mackenzie, possui também MBA pela FGV. Wilson tem mais de 10 anos de experiência na área de Relacionamento e Marketing, atuando em diversas áreas e segmentos do mercado.

Deixe aqui o seu comentário