Confira neste Papo Reto, Wilson Souza falando sobre uma palestra do TED que ele assistiu sobre Como Falar de Forma que os Outros queiram Ouvir.

Wilson começa a palestra deixando a referência da palestra original deste conteúdo, feita pelo Julian Treasure no TED. E informando que vai replicar os conceitos gerais e até algumas frases do Palestrante. https://www.youtube.com/watch?v=eIho2S0ZahI

A voz humana é um instrumento que todos sabemos tocar. Entre os sons, ele é o mais poderoso, podendo ser utilizada para começar uma Guerra ou até mesmo para dizer a frase: ‘Eu te amo’.

Então por que será que tantas pessoas sentem que ao falar, não estão sendo realmente ouvidas? Como é que podemos falar de uma forma poderosa para causar uma mudança no mundo?

Pra começar, podemos acabar com alguns hábitos que estamos acostumados a fazer. Chamados de os 7 pecados capitais do discurso. Logicamente existem outros, mas esses são os principais e são aqueles que nós mais encontramos por ai e infelizmente todos nós nos deixamos cair.

  • O Primeiro: A fofoca. Falar mal de alguém que não está presente.
  • O Segundo: O Julgamento. É difícil conversar com alguém quando você sabe que está sendo julgado e aquém das expectativas.
  • O terceiro: A Negatividade. Todo mundo já teve aquele dia rançudo. É difícil ouvir uma pessoa que sempre é negativa.
  • O quarto: A reclamação: Que não deixa se ser um negativismo. E Que algumas pessoas exercitam como se fosse um esporte.
  • O Quinto: As desculpas. Todo mundo conhece este cara. ou Talvez você seja esse cara. Aquele que sempre joga a culpa no outro.
  • O Sexto: O Exagero o Extravagante. Onde o exagero acaba virando mentira e nunca queremos ouvir uma pessoa que está mentindo.
  • O Último dos sete pecados do Discurso: Dogmatismo A Achismos, O meu jeito. A diferença entre Fatos e Opiniões. Quando essas duas coisas se misturam, é dificil prestar atenção.

Wilson continuar comentando que é importante sim saber o que evitar, mas também saber o que fazer para melhorar. Chamado de 4 poderosos pilares para nos basearmos se quisermos que a nossa fala faça diferença.

Os pilares são:

  • Honestidade: Ser verdadeiro no que você diz, ser direto e claro.
  • Autentico: Ser você mesmo. Se sustentar na sua própria Verdade. (mas lembrando da diferença entre fatos e achismos)
  • Integridade: Ser a sua palavra. Fazer o que diz e ser alguém confiável.
  • Amor: Não no sentido romântico da palavra. Mas desejar o bem às pessoas. Em dois sentidos
  • Primeiro como tempero dos outros pilares e
  • Segundo por que se você deseja bem a uma pessoa, dificilmente você vai julgá-la.

Mas lembre-se, metade de um discurso, ou uma palestra é o que você diz e a outra, é como você diz.

A nossa voz é uma caixa de ferramentas incrível. E que muitas pessoas não abrem para usar. Entre as “ferramentas” estão:

Registro. Existe um intervalo de notas grande entre o agudo e o grave que pode ser trabalhado. Tem pessoas que falam pelo nariz, a maioria fala pela garganta, mas se você quiser peso, precisa ir até o peito. Geralmente escutamos e tendemos a seguir em pessoas com vozes mais baixas. Por que associamos profundidade com poder e autoridade.

Timbre. É a forma como percebemos sua voz. Nós preferimos vozes ricas, suaves, cordiais. Você pode trabalhá-la. Respiração, postura exercícios para melhorar o timbre.

Prosódia. É a melodia, a metalinguagem, é o que da ritmo ou sentido na fala. Quando usamos poucas ou muitas prosódias, limitamos a nossa capacidade de nos comunicar.

Ritmo. Velocidade para empolgar ou enfatizar alguma coisa e o Silêncio. O silêncio é impactante.

Tom. Que pode acompanha o Ritmo para mostra excitação.

E por último Volume. Mostra Animação falando mais alto, ou falando baixo para fazer as pessoas prestarem mais atenção.

Claro que você só vai pensar em tudo isso quando possui algo muito importante para fazer. Uma entrevista de emprego, falar num palco para várias pessoas, pedir alguém em casamento, palestrar no Papo Reto.
Se realmente é importante olhe essa caixa de ferramentas e veja com quais você pode trabalhar.

Uma dica final que o Julian dá na apresentação dele é sobre aquecimento de voz.
Respiração. Exercício de aquecimento da Voz, da língua e cordas vocais.

Confira a apresentação:

#Som #Voz #Discurso #PapoReto

Autor

Wilson Souza é Gerente de Marketing da Bluesoft. Formado e pós Graduado pela Instituição Mackenzie, possui também MBA pela FGV. Wilson tem mais de 10 anos de experiência na área de Relacionamento e Marketing, atuando em diversas áreas e segmentos do mercado.

Deixe aqui o seu comentário