Neste Papo Reto, Wilson Souza fala sobre o livro O Novo Gerente Minuto.

O livro “O Novo Gerente Minuto” do Spencer Johnson e Ken Blanchard, é um livro bem didático, de fácil leitura e compreensão. Com mais ou menos 120 páginas, com letra grande, bem espaçada e algumas páginas com frases de efeito e bem fluido.

Como os livros do Spencer Johnson: “Quem mexeu no queijo”, “Um minuto para mim” e “O presente”, este possui uma parte mais lúdica, sempre contando uma história. Neste livro, o personagem principal tem a intenção em se tornar gerente e por isso está fazendo uma pesquisa conhecendo gerentes em diversas empresas.

Empresas de sucesso, empresas enfrentando problemas, vê chefes mais autoritários, mas que trazem bons resultados, vê outros mais “bonzinhos”, que as pessoas adoram, mas não conseguem entregar tudo. Empresas de diversos tamanhos e tipos de negócios, até que ele escuta um amigo dele falar sobre o tal “Gerente Minuto”.

Gerente bem sucedido, que traz bons resultados, todos gostam, tanto superiores quanto subordinados e que parece ser muito diferente de tudo que ele viu.

Na história ele consegue uma hora com esse gerente que mostra os resultados dele e um pouco do que ele faz, mas ainda assim o personagem parece não acreditar. Sendo assim, o gerente minuto então pede para ele conversar com os liderados dele e ai sim tirar suas próprias conclusões.

É aí, a partir dessas conversas com cada liderado, que o livro começa a te ensinar os aspectos do gerente minuto.

Ele parte do princípio que as pessoas são o maior bem da empresa e que concentrar os esforços nas pessoas é o caminho para gerar bons resultados.
Se a pessoa se sente bem no trabalho, ela será mais produtiva e para isso devem-se levar em conta três aspectos:

  • Objetivos minuto;
  • Elogios minuto:
  • Redirecionamento minuto.

O bom gerenciamento não precisa levar dias. Somente um minuto.

O primeiro, “Objetivos Minuto”, consiste em escrever em um parágrafo os objetivos comuns a serem alcançados em uma folha de papel.
Isso economiza tempo, pois é fácil e rápido recordar o que é esperado dele. É deixar claro as expectativas e também todo mundo na mesma página.

O Segundo ponto é o “Elogio Minuto. O Ponto aqui é flagrar o liderado fazendo algo certo e aí sim elogiar ele. É reconhecer o bom trabalho daqueles que estão trabalhando com você. E dar mérito pelo bom desempenho. Todo mundo sabe o poder de um elogio ou de um feedback.

E o terceiro é a Repreensão minuto ou nesta edição do livro “Redirecionamento Minuto”. O ponto aqui é que o colaborador seja avisado quando estiver desempenhando mal as suas tarefas. O Gerente precisa falar com clareza o que aquele erro significa para a empresa e como aquilo afeta todo o sistema.

Em hipótese alguma significa desvalorizar a pessoa, é justamente o contrário, é incentivá-la e esperar uma melhora no processo.

A aplicação do conteúdo é plausível, bem fácil de implantar e acredito que seja bastante válida. Por isso, Wilson Souza indica a leitura

Investir nas pessoas é o melhor método de se obter sucesso numa empresa.

1) Objetivos minuto;
2) Elogios minuto:
3) Redirecionamento minuto.

Confira a Apresentação

Autor

Wilson Souza é Gerente de Marketing da Bluesoft. Formado e pós Graduado pela Instituição Mackenzie, possui também MBA pela FGV. Wilson tem mais de 10 anos de experiência na área de Relacionamento e Marketing, atuando em diversas áreas e segmentos do mercado.

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