banner ads
  • Home  /
  • Artigos   /
  • Especial – Dia da Consciência Negra

Especial – Dia da Consciência Negra

20 de novembro é marcado como o Dia Nacional da Consciência Negra. A data é marcada por ser o dia da morte de Zumbi dos Palmares, um dos nomes mais conhecidos quando falamos sobre a luta e a resistência do povo negro brasileiro.

Por isso, sabendo da importância dessa data e de como promover debates políticos, que visem atrair maior diversidade para as equipes de tecnologia, são importantes para o meio, criamos o texto a seguir. 

Nele, levantamos algumas questões importantes sobre o mercado de tecnologia e também destacamos iniciativas que promovem essa inclusão nas empresas de tecnologia. Confira!

A importância de contar com diversidade em seu time

Segundo o estudo Desigualdades Sociais por Cor ou Raça no Brasil, divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, o IBGE, nesta última semana, o índice de estudantes pretos ou pardos de ensino superior da rede pública passou a ser de 50,3%. 

Pela primeira vez, essa parcela da população passou a ocupar a maioria das cadeiras nas instituições de ensino superior do Brasil.

Agora quando falamos sobre o mercado de trabalho, fica mais clara a diferença, principalmente entre renda, uma vez que, segundo o mesmo estudo citado acima, o trabalhador preto ou pardo recebe, em média, 68% a menos que os trabalhadores brancos, mesmo ocupando cargos iguais.

E, quando o assunto são as empresas de tecnologia, segundo a pesquisa Quem Coda o Brasil?, realizada pela PretaLab, o índice de trabalhadores de tecnologia que se auto-declaram negros, é de 36.9%. 

Além disso, a mesma pesquisa aponta que 32,7% dos entrevistados não trabalham com nenhuma pessoa preta.

E é de se pensar quando temos mais da metade da população formada por pretos e pardos, como o índice de trabalhadores de tecnologia que compõem esse grupo é baixo.

Por isso, vamos entender um pouco das consequências que a falta de diversidade ocasiona nas novas tecnologias, abaixo!

Problemas da falta de diversidade nas novas tecnologias

É interessante notar como a diversidade ainda é algo inicial nas empresas de tecnologia. Afinal, promover a pluralidade entre os colaboradores é fundamental para que seu produto tenha um melhor desenvolvimento e seja mais inclusivo. 

Abaixo, vamos entender um pouco sobre dois dos principais problemas que a falta de diversidade nas equipes de tecnologia ocasionam. Eles são:

  • Maior rotatividade de colaboradores;
  • Visão de uma única parcela da sociedade sobre o problema;

Abaixo, vamos entender melhor sobre esses problemas.

Maior rotatividade de colaboradores

Um causador de rotatividade dentro das equipes de tecnologia, é a falta de diversidade entre os colaboradores. 

Afinal, a falta de representatividade, seja entre os membros da equipe ou de alguma liderança, acaba afetando a inclusão das pessoas nos grupos da empresa.

Para entender um pouco melhor sobre esse sentimento, vale conferir a matéria que a Zero Hora fez, entrevistando diversos profissionais e relatando suas experiências no mercado de trabalho!

Visão de uma única parcela da sociedade sobre o problema

Quando não temos uma equipe diversa, perdemos a disparidade de experiências, que um time que possui diversas etnias possui. 

Logo, podemos afirmar que contar com a diversidade em sua equipe de tecnologia só contribui para melhorar o fator criativo da sua empresa.

Afinal, se sua empresa valoriza o diferente como algo positivo para seu negócio, seus colaboradores se sentem cada vez mais à vontade de se expressar e de pontuarem suas opiniões no dia a dia de trabalho.

Por isso que é correto afirmar que, ter um ambiente que valorize a diversidade e que respeita as diferenças, é essencial para o surgimento de novas ideias, facilitando a proposta de novas formas de lidar com o problema.

É interessante conhecer esses problemas e ver como a falta de diversidade afeta no dia a dia de trabalho, não é. Por isso que, agora, nós vamos destacar algumas ações para facilitar a inclusão da diversidade em sua equipe de tecnologia. Confira!

Ações para implementar a diversidade em sua empresa

Visando ajudar você, a quebrar essa falta de diversidade, damos as ações a seguir. Elas foram pensadas para te ajudar a ver como fazer a diferença no mercado de trabalho e como isso irá te ajudar a crescer cada vez mais. Elas são:

  • Contar com um time diverso;
  • Criar um programa de diversidade na hora da contratação de novos colaboradores;
  • Apoiar movimentos que incentivam a capacitação de novos profissionais;

Abaixo, vamos entender melhor sobre essas ações!

Contar com uma cultura que incentive a diversidade

A primeira ação não poderia ser diferente, não é mesmo? Afinal, implementar a diversidade em sua empresa tem que ser um movimento que parte das suas lideranças.

Por isso, caso sua empresa ainda não possua uma cultura de diversidade, vale a pena sentar com seus superiores e expor os benefícios que ela oferece. 

E, antes de criar essa cultura em sua empresa, prepare o terreno. Crie ações para que seus colaboradores atuais percebam a importância da diversidade e acolham de forma positiva os novos funcionários.

Por isso que, contar com uma campanha de conscientização é primordial para iniciar essa cultura em sua empresa.

Além disso, vale destacar a importância de contar com líderes negros em sua empresa. Isso fará com que o novo profissional sinta-se representado e trabalhe com mais tranquilidade, sabendo que terá voz ativa.

Criar um programa de diversidade na hora da contratação de novos colaboradores

Criar um processo seletivo que seja inclusivo ou até mesmo especial para contratar profissionais diversos para a sua equipe, é ótimo para a sua cultura de diversidade.

Ações como a da ThoughtWorks, que criou o processo seletivo Enegrecer Recrutamento Expresso, são importantes para aumentar a inserção de novos colaboradores e para trazer outras visões para o dia a dia da empresa.

Além disso, esse tipo de processo é importante, pois melhora a imagem da empresa, por ela cumprir com o seu papel com a sociedade, contando com um time multicultural.

Apoiar movimentos que incentivam a capacitação de novos profissionais

Existem diversos movimentos atualmente que incentivam a formação de colaboradores e a criação de um banco de currículos somente com profissionais de uma determinada parcela da população.

Um bom exemplo de movimento assim é o Preta Lab. Que fez todo um estudo para mapear a presença de mulheres negras nas áreas de inovação e tecnologia.

Além disso, o projeto conta com um banco de perfis de profissionais negras para auxiliar o processo de contratação para as empresas que buscam por mais diversidade em sua equipe. 

Outro projeto que conseguimos destacar, é o do AfroPython, que é uma oficina de programação, criada para incentivar a população negra a se especializar nas áreas de tecnologia.

A proposta visa descomplicar e desmistificar a ideia de que a área de TI é restrita apenas para profissionais brancos. 

A iniciativa é totalmente gratuita e ocorre algumas vezes durante o ano. Para saber mais sobre o AfroPython, clique aqui!

Conclusão

É importantíssimo conhecer a história do porque existe o Dia da Consciência Negra e, como as empresas de tecnologia conseguem ajudar a diminuir o preconceito, criando processos que não sejam excludentes e que prezam pela diversidade em suas equipes.

Além disso, é sempre importante conhecer projetos que ajudam a integrar cada vez mais a população. Isso nos ajuda a melhorar a capacitação dessa parcela da sociedade, contribuindo para a diversidade no mercado de trabalho.

Related Articles:


—————————————-­—————————————-­—- Este Post é um oferecimento de Acelerato – Gestão de Projetos ágeis e Help Desk Não perca tempo, acesse acelerato.com, cadastre-se gratuitamente e descubra como podemos ajudá-lo.

Post Footer automatically generated by Add Post Footer Plugin for wordpress.

Leave a comment