Neste dia 21 de Julho teve início o The Developer’s Conference –  TDC 2015 São Paulo – um evento de tecnologia que acontece uma vez por ano em algumas cidades do Brasil.
Este ano, o evento, que acontece dentro da Faculdade Anhembi Morumbi e dura 5 dias (21 – 25 de Julho), foi patrocinado pela Bluesoft (empresa que trabalho) e tive a oportunidade de participar da trilha de Marketing digital.
No total  serão 40 trilhas de diversos temas, 3 workshops, e algumas palestras realizadas no auditório que serão disponibilizadas ao vivo online. Cada trilha, inclui no mínimo 7 palestras que abordam vários assuntos dentro de uma área específica de estudo.
Nesta terça-feira foram realizadas 7 Trilhas e 1 Workshop – confira abaixo o conteúdo de cada.

Arquitetura .Net Análise de Negócios Android Front-end
Devops Banco de Dados Marketing Digital Service Design Thinking

Neste post irei falar um pouco sobre o evento em si e sobre algumas palestras da trilha de MKT digital. Vamos lá!
O TDC “abriu suas portas” as 8h para cadastro e entrega dos crachás de identificação, seguido de um café da manhã (bolos, biscoitos, café, suco e outros quitutes) e um primeiro espaço para a realização de network entre os participantes.
Depois disso, os participantes foram encaminhados ao auditório para a abertura oficial do evento e uma pequena demonstração do Vinicius Senger sobre a internet das coisas e sua placa recheada de componentes, sensores e controladores – o  IoT Surfboard.

TDC-entrada TDC-mapa TDC-auditorio TDC-Bluesoft

Após a abertura, cada participante foi direcionado para sua trilha, no meu caso a de Marketing digital, e foi aí que a brincadeira começou. =D

Comentando de forma geral, para quem já trabalha com marketing digital focado em empresas de tecnologia (meu caso), a trilha não apresentou grandes revelações, mas serviu para me mostrar que as minhas ações estão indo pelo o caminho certo.

Os palestrantes disseminaram suas ideias muito bem, com apresentações atrativas, bem diretas e voltadas mais para o público de desenvolvedores e empreendedores do que para os profissionais de marketing. Ainda assim, foi ótimo!

A nova era do Marketing Digital

A palestra foi realizada pelo Thiago Gabri da Resultados Digitais (já que o Bruno Ghisi estava sem voz), onde ele falou que o atual processo de compra de uma pessoa é voltado ao aprendizado – teoria cognitiva do comportamento do consumidor – onde as pessoas buscam sozinhas as informações sobre um produto ou serviço, ou seja, sem a ajuda de um vendedor.

Thiago-resultados-digitais Nas palavras do Thiago, “o marketing está muito mais engenheiro e menos publicitário“, ou seja, atualmente o marketing se baseia muito mais em números e dados do que na criatividade para realizar uma ação.
Ele também explicou como a RD utiliza esses dados para atingir cada público na hora certa, com o conteúdo certo, no lugar certo. E os 6 pontos que o Marketing Moderno precisa (minimamente) trabalhar para ter sucesso hoje em dia: Leads, Clientes, Retenção, ROI, Competidores e Autoridade.

Como Fazer Seu Lançamento Digital Em 30 Dias Sem Criar um Produto Primeiro

A palestra foi realizada pelo Sergen Rehen da Marketing4nerds, onde ele falou da grande dificuldade que os desenvolvedores tem de lançar um produto novo no mercado, devido ao famoso pensamento “Product First” ao invés do “Audience First” e os 3 erros clássicos que todo desenvolvedor comente:

  • Guardar “a grande Ideia“, com medo de alguém roubá-la.
  • Sempre “falta o último detalhe” e o produto nunca sai.
  • Depois eu vejo isso“, e acaba deixando pontos cruciais do negócio para depois (geralmente é o marketing).

Sergen apresentou dois cases reais, e 7 passos (bem simples) de como ser pago para fazer um produto exatamente perfeito para as necessidades dos seus clientes. Eu não vou entrar em detalhes de cada um, mas vou citá-los.

  1. Isca Digital (focar no problema ou solução)
  2. Atrair Interesse (Testar sempre)
  3. Conteúdo de pré-lançamento (gerar expectativa)
  4. Ouvir, Interagir e descobrir (o que as pessoas querem?)
  5. Fazer Oferta
  6. Entregar o produto/serviço
  7. Construa sua escada de valor (depende do valor do produto ofertado)

E foi isso!

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PS: Eu já acompanho os posts e os vídeos do Sergen a um tempo, e o mais legal foi ver ele ao vivo palestrando e depois conversar com ele. Show de Bola =D

Complexity is dead: at least for the end user

A palestra ministrada pela Érica Briones, na minha opinião, foi a que mais agregou com relação ao conteúdo. Não teve nada de muito novo, mas abordou um tema muito interessante e de uma forma que nos faz pensar.
O que Érica quis dizer com sua palestra é que o mundo vem mudando muito rápido e que aquela relação de superioridade que as empresas tinham com seus clientes também mudou, na verdade ela se inverteu.

TDC-Erica Antigamente os consumidores tinham que se adequar aos produtos das empresas e hoje acontece justamente o contrário, ou seja, a complexidade que existia no consumo morreu, pois o poder de decisão passou para o cliente.Somado a isso estão os avanços tecnológicos que fazem com que os consumidores já não precisem e nem queriam perder tempo com sistemas “ultrapassados”, eles simplesmente buscam outro.
Confuso??

Por isso foi uma ótima palestra! Érica terminou sua apresentação informando algumas “coisas” que devemos ficar de olho, para gerar mais valor em nossos produtos:

  • Tecnologia SaaS e a entrega de valor de negócios;
  • Flexibilidade x Complexidade no Produto;
  • Novo posicionamento de TI;
  • Novas habilidades profissionais;
  • Metodologias ágeis de desenvolvimento;

Os 10 Mandamentos de Landing Pages que Convertem

Outra palestra bem interessante da trilha de MKT digital foi esta realizada pelo Daniel Palmieri. Eu já  tinha visto os slides que ele apresentou antes o TDC e antes disso também já tinha utilizado algumas dessas técnicas nosso site (acelerato.com).
Mesmo já conhecendo, foi uma palestra muito boa e que serviu para mostrar que, pelo menos com relação ao site, estou fazendo as coisas da maneira certa. =D
TDC-Daniel

Se você quiser saber quais são os 10 mandamentos é só acessar os slides dele.

O que todo mundo deveria saber sobre Neuromarketing

Essa palestra com a Érica Ariano foi realizada no auditório e foi transmitida online.

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Nela, a Érica mostrou como técnicas da neurociência, quando aplicada ao marketing, ajudam a incrementar as estratégias para captar a atenção do consumidor, além de gerar alguns insights para melhorar o relacionamento nas mídias das marcas.

Érica falou de ferramentas de Analise como Encefalogramas, FaceRead e Eyetracker e de técnicas para melhorar as vendas como Teoria das Cores, Layout e posicionamento de texto, Padrão F e Contraste.

Foi uma palestra mais pesada e demorada, mas muito informativa e bem interessante, pois mostrou que utilizando o neuromarketing as empresas compreendem melhor as pessoas e conseguem formar uma base de informações para criar  ações mais eficientes.

FishBowl: Marketing Digital

Fishbowl é um método de discussão no formato arena onde 4 cadeiras (3 ocupadas e 1 vazia) são colocadas no meio de uma roda de pessoas e se inicia uma conversa entre as três pessoas sentadas sobre um tema pré-definido. Quando alguém de fora tem algo a compartilhar ela senta na cadeira vazia e uma que estava sentada sai e assim sucessivamente até se esgotar o tempo de discussão.

Esse foi o momento mais legal da trilha de Marketing Digital por que pudemos conversar sobre temas de interesse que não foram abordados durante o dia e discutir diferentes pontos de vista com todos presentes (palestrantes e participantes).

fishbowl1 fishbowl2

Dos temas discutidos, dois que eu sugeri foram abordados – Mkt de Conteúdo e Growth Hacking – e pude dar meu ponto de vista sobre os assuntos para os especialistas que estavam lá. Foi a “palestra” que mais valeu para mim e uma pena que durou somente 45 minutos.
Entre os temas discutido estavam:

  • Mkt de Conteúdo
  • Facebook Ads
  • MKT e o profissional de TI
  • Medo de arriscar
  • Growth Hacking e
  • Startups

Tiveram mais 4 palestras além dessas, mas resolvi divulgar aqui as que eu mais aproveitei e gostei.
O dia foi cheio de conteúdo, passou bem rápido e tenho certeza que valeu o investimento. Ano que vem vou tentar palestrar, pois esta também é uma forma de eu aprender mais e me especializar em um assunto que gosto e curto trabalhar.
Espero que vocês tenham gostado!
Tem alguma dúvida, sugestão ou critica?
Deixe seu comentário mais abaixo.
Até a próxima!
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Artigo publicado primeiro em wilpersou.com.br

Autor

Wilson Souza é Gerente de Marketing da Bluesoft. Formado e pós Graduado pela Instituição Mackenzie, possui também MBA pela FGV. Wilson tem mais de 10 anos de experiência na área de Relacionamento e Marketing, atuando em diversas áreas e segmentos do mercado.

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