A Síndrome do Impostor pode ser considerada como o sentimento de que, mesmo que você seja um grande realizador, seja bem sucedido, com prêmios e promoções, você não se sente merecedor do sucesso.
No episódio de hoje do Bluesoft Podcast, Wilson Souza cria uma discussão com alguns bluesofters (Michel Cruz, Gabriell Nascimento, Eron Alves, Larissa Ramos e Amanda Sposito) sobre o tema Síndrome do Impostor.
Segundo um estudo realizado pela psicóloga Gail Matthews, da Universidade Dominicana da Califórnia, a Síndrome do Impostor atinge quase 70% dos profissionais bem-sucedidos, principalmente mulheres. Explicando de forma simples, você tem a síndrome do impostor quando sente que está enganando as pessoas.
O Podcast em tom de conversa tenta responder várias perguntas sobre o tema como:
* O que é a Sindrome do Impostor
* Quais são as causas?
* Sinais.
* Como lidar?
Cada bluesofter conta um pouco de suas experiências* e dão alguns insights sobre o assunto.
*Somente informando que nenhum dos Bluesofter é especialista no assunto/tema, e estamos aqui expondo nossas opiniões pessoais.
Lembre-se que não existe Sorte, se você está onde você está hoje pelas suas competências
Assine o Bluesoft Podcast no iTunes, e assine o Canal do Labs no Youtube.
Este Podcast é um oferecimento do Acelerato – Help Desk e controle de chamados ágil.
Acompanhe abaixo o vídeo ou audio deste podcast:

[display_podcast]

E aí? O que você acha? Concorda? Discorda? Tem algo a acrescentar? Ou quer pedir um outra tema, deixe seu comentário , seu Like e compartilhe a sua opinião.
Links de referencia:
* http://www.brasilpost.com.br/2014/04/07/sindrome-do-impostor_n_5106396.html
* http://zh.clicrbs.com.br/rs/vida-e-estilo/noticia/2015/05/entenda-a-sindrome-do-impostor-4755885.html
* http://manualdohomemmoderno.com.br/comportamento/sindrome-do-impostor-como-detectar-e-superar-sua-auto-sabotagem
* http://exame.abril.com.br/revista-voce-sa/edicoes/189/noticias/voce-ja-se-sentiu-um-impostor
* https://soundcloud.com/carolinebatista/podcast-04-sindrome-do-impostor
* https://medium.com/life-learning/always-believe-you-re-good-enough-6576c528b0ad#.kl1epgjbf
* http://www.businessinsider.com/men-suffer-from-impostor-syndrome-2016-1
* https://www.ted.com/talks/amy_cuddy_your_body_language_shapes_who_you_are?language=en

Autor

Wilson Souza é Gerente de Marketing da Bluesoft. Formado e pós Graduado pela Instituição Mackenzie, possui também MBA pela FGV. Wilson tem mais de 10 anos de experiência na área de Relacionamento e Marketing, atuando em diversas áreas e segmentos do mercado.

4 Comentários

  1. Olá pessoal, fiquei bem feliz sobre o assunto, cliquei no vídeo com um pouco de receio, pois tava com duvida se estava passando com isso, mas agora tenho certeza kkkkkk, mas já estou bolando um plano pra sair dessa, muito obrigado Larissa por ter compartilhado sua experiência pessoal, foi o que mais ajudou a perceber e aonde concertar.
    PS: Bem legal esta empresa chamar seus funcionários para conversar sobre isso e ainda mais por fazer um podcast, parabéns.

  2. Milton J. Neto Resposta

    Como sempre muito show o podcast galera, tive uma vivência de Sindrome do Impostor, e queria compartilhar com vocês.
    Trabalhei com dev em Java um bom tempo e fiquei trabalhando com programação de URA telefônica onde acabei me afastando do contexto web, confesso que não era muito dedicado rsrs.
    Bom, para resumir a história.
    Quando sai da empresa que estava, depois de um ano e pouco fora do contexto web voltei a procurar emprego na área e me deparei com uma grande surpresa, não lembrava bastante coisa que já tinha trabalhado, como frameworks e patterns etc..foi um grande choque… isso me ocasionou em uma grande lista de entrevistas e testes ótimos (inclusive de vocês …rsrs) que foram por agua abaixo…e isso cada vez mais aumentava minha “Sindrome”, ver todas essas novidades de tecnologia e eu nem lembrava o que já tinha trabalhado…enfim… no meu emprego atual para ajudar peguei um sistema legado bem “danado” sem testes e documentação e cheio de coisas que não conhecia..rs
    E de vez em quando a Sindrome tenta aparecer para me forçar acreditar que não sou capaz, mas com o tempo fui estudando e fui me familiarizando, hoje estou bem dedicado e como uma das meninas disse com foco no que quero para mim.
    Concluindo, rs… concordo com o que vocês disseram, nossos pais e acho que a sociedade em sí..nos força a acreditar que quando não conseguimos fazer algo somos burros ou não “temos jeito” e na verdade é só uma questão de tentar novamente com uma perspectiva diferente e com mais força de vontade ainda.
    Bom, mais uma vez!
    Parabéns a todos, excelente podcast!

    • Olá Milton,
      Tudo bem?
      Obrigada por assistir o nosso vídeo e pelo feedback positivo!
      Achei bem interessante você ter dividido um pouco da sua história, muito legal! Isso é verdade, quando temos que passar por grandes desafios em nossas vidas a síndrome do impostor e nosso maior sabotador o crítico interno entram em ação e muitas vezes eles querem tomar as rédeas das nossas vidas e o foco em si ajuda muito.
      Não precisamos ter medo de errar e de correr riscos, eles acontecem e não temos como evitar e o importante nessas situações é se perguntar: O que eu aprendi com isso? E melhor, o que eu posso fazer de diferente?
      Continue com seu foco e força de vontade e rumo aos seus objetivos!
      Até a próxima!
      Larissa

  3. Pingback: Síndrome do Impostor | Bluesoft Podcast #30 | Podflix

Deixe aqui o seu comentário