banner ads
  • Home  /
  • Eventos   /
  • Minha participação no TDC 2012 SP! Trilha Front End – Parte 1

Minha participação no TDC 2012 SP! Trilha Front End – Parte 1

Pois sim!

 

Fui ao TDC 2012 SP na trilha de Front End,  no último dia do evento (que aconteceu entre os dias 4 e 8 de Julho) e vou dar uma resumida por aqui nas palestras que eu pude acompanhar!

A primeira palestra que assisti foi a do Bernardo Heynemann: Responsive Design sem Mitos . Ele trabalha na Globo.com e foi o responsável direto pela implementação de responsive nos portais etc.globo.com e www.globo.com.

Foi uma apresentação onde o Bernardo focou em desmistificar o responsive, mostrando que não é esse bicho de 7 cabeças pra fazer, não é tão caro como muitos dizem e que é possível fazer responsive em um site com muito conteúdo ( 3 dos “mitos” mais comuns ).

Logo no início ele fez uma página responsive simples em pouco mais de 1 minuto. Lógico que era uma coisa muito simples mesmo ( de acordo com o tamanho da tela o background da página mudava de cor ), mas foi pra mostrar que usando media queries em css é fácil detectar o tamanho de tela do cliente e fornecer um estilo customizado.

Aí começaram a cair os mitos!

Mito 1 – Responsive design é só para sites pequenos

Se é só para sites pequenos, como foi possível implementar no portal globo.com? Abram o portal em qualquer device e vejam como o conteúdo fica bem ajustado para qualquer um deles!

 Mito 2 – Tenho muito conteúdo! A resolução dos smartphones não é suficiente pra mim. O conteúdo não se encaixa em resoluções abaixo de 1024 x 768

Aqui ele pediu pra todo mundo combinar uma coisa: Nunca esconder conteúdo! Se é pra fazer responsive, nunca esconda conteúdo!

É possível fazer com que todo conteúdo do seu site apareça corretamente utilizando os dispositivos da maneira que eles foram feitos pra serem utilizados fazendo uso de feature detection + adaptive rendering. Por exemplo num dispositivo touch você pode utilizar sliders próprios pra touch pra ser possível “deslizar” o conteúdo pela tela.

 Mito 3 – Custa muito caro!

Custa mais caro, mas não muito.

O exemplo que ele deu foi o da própria home da Globo.com. Demorou 1 mês pra ser feita com uma equipe de 4 desenvolvedores e um designer.

Tratar os casos específicos de cada dispositivo aumenta o custo sim, mas não muito como se diz por aí ( geralmente dizem que sai o triplo do valor por ter que fazer 3 versões diferentes da mesma coisa )

Mito 4 – Não dá pra fazer por causa do estilo, imagens e scripts que ficam muito pesadas para o 3G

Css no início, scripts no fim + imagens de tamanhos diferentes.

Existe até uma ferramenta criada por eles chamada thumbor para resolver o problema do carregamento de imagens em tamanhos diferentes.

Deu também algumas dicas de como se deve pensar o responsive pra diferentes devices e browsers.

A palestra foi muito legal! O cara é bom mesmo!

Deem uma espiada nos slides da palestra!

responsive-design-sem-mitos

Pena que não foi gravada…

 

É isso aí! O próximo post vai ser sobre a paletra do Zeno Rocha – Como usar Canvas, SVG e WebGL sem uma máquina do tempo.

 

Um Abraço!

Douglas Grava

Related Articles:

—————————————-­—————————————-­—-

Este Post é um oferecimento de Acelerato – Gestão de Projetos ágeis e Help Desk

Não perca tempo, acesse acelerato.com, cadastre-se gratuitamente e descubra como podemos ajudá-lo.

Post Footer automatically generated by Add Post Footer Plugin for wordpress.

1 Comments

Leave a comment