Neste Papo Reto, Fatima Carneiro fala sobre Filtro Bolha, uma característica da web que apresenta como resultado de buscas apenas o que é “relevante” para o usuário.

O algoritmo (Filtro Bolha) se baseia nas informações dadas pelo usuário, logo, mais do que o filtro, o indivíduo tem mais influência na seleção do conteúdo. Ele limita as informações que serão entregues ao usuário e a diferença de opiniões. A bolha altera a legitimidade das relações e dos pensamentos.

Fatima ainda fala sobre o conceito e livro “o Filtro Invisível”. Onde após dezembro de 2009 o Google passou a rankear o conteúdo apresentado para o usuário baseado em sinalizadores que levam em consideração qualquer tipo de informação entregue pelo usuário. Entregando uma resposta específica e única para cada usuário.

Confira a apresentação.

Fonte: Marques, Márcia Siqueira Costa; O “bunker -bolha-glocal”: isolados em meio à multidão; 2014

Autor

Wilson Souza é Gerente de Marketing da Bluesoft. Formado e pós Graduado pela Instituição Mackenzie, possui também MBA pela FGV. Wilson tem mais de 10 anos de experiência na área de Relacionamento e Marketing, atuando em diversas áreas e segmentos do mercado.

Deixe aqui o seu comentário