Na última sexta do mês de Fevereiro (27/02) tivemos mais uma edição do Hackathon.

Hackathon é uma maratona de programação, onde os colaboradores da empresa tiram o dia, para trabalharem em suas próprias idéias que possam agregar valor aos produtos da empresa. É neste dia que você deixa de lado o seu trabalho usual para colocar em prática algo novo ou algo que você sempre pensou que podia ser legal adicionar ao produto.

Dessa vez inovamos o evento e fizemos um Hackathon GameDay.

Nesta edição, os desenvolvedores, analistas e testadores se dividiram em 3 times (Águia, Navegantes e Taurus) para eliminar o maior número de código legado do sistema. Cada atividade feita valia pontos e no final do dia a equipe que mais tivesse pontos ganhava o GameDay  e um prêmio simbólico. Antes de pontuar um juiz verificava o método e caso pegasse qualquer problema a equipe perdia 100 pontos.

Entre as atividades estavam:

  • Converter Struts para Spring
  • Substituir MVC1 (Apoio+Scriptlet) por Stack Atual com Spring:
  • Remover Yahoo:
  • Resolver Bug ou melhoria urgente.
  • JSP refatorado de sem PageBased para PageBased.
  • Apagar método deprecated
  • Remover JSP não usado.
  • Unificar método duplicado.
  • Aumentar cobertura de testes de unidade
  • Aumentar cobertura de testes de aceitação.
  • Ticket Perdido no Backlog de algo que a gente já fez.
  • Relatório migrado para o BWT/Reports
  • Dashboard do Tableau publicado
  • Remover Java Bean não usado.

O resultado foi incrível!
Foram mais 130 Struts convertidas, 300 JSP de apoios, 3500 Deprecated  e 20 tickets removidos, 6 Bugs urgentes resolvidos, 10 métodos Inteiros apagados e 24 Java Bens deletados. A soma dos pontos das equipes ultrapassou os 50.000 pontos.
Confira algumas fotos desta edição do Hackathon da Bluesoft em: <a “=”” href=”https://flic.kr/s/aHsk8pgd61″ target=”_blank” rel=”noopener noreferrer”>Flickr: Bluesoft GameDay

Assista ao vídeo com o que aconteceu no dia.

Esta ideia é divulgada no Workouts do Management 3.0, material de Jurgen Appelo. Aprenda mais sobre os benefícios de se ter uma prática como essas na sua organização e fomente a inovação e motivação das pessoas.
Gostou? Quer saber mais? Acesse carreiras.bluesoft.com.br
Vem trabalhar com a gente!

Autor

Wilson Souza é Gerente de Marketing da Bluesoft. Formado e pós Graduado pela Instituição Mackenzie, possui também MBA pela FGV. Wilson tem mais de 10 anos de experiência na área de Relacionamento e Marketing, atuando em diversas áreas e segmentos do mercado.

1 Comentário

  1. Muito bacana! É muito bom ver essa iniciativa de juntar o util ao agradável. 🙂

Deixe aqui o seu comentário