Neste Papo Reto, Luis Guilherme te mostra 7 Informações que não podem faltar na Política de Privacidade de um E-commerce.
Você deve se perguntar quais são elas. Veja a seguir:
1 – Quais dados serão coletados;
É necessário deixar bem explícito na sua política de privacidade, quais serão os dados coletados. Os principais são: Nome, e-mail, CPF, telefone e endereço.
Por isso, planeje bem antes de pedir algum dado que você não irá utilizar no momento.
2 – A finalidade especifica para o uso de cada um desses dados;
O objetivo disso, é garantir que apenas as informações imprescindíveis para o funcionamento do seu e-commerce sejam coletadas, resguardando o seu consumidor. Além disso, a LGPD também veda a modificação da finalidade do dado durante o tratamento. Ou seja, caso você altere alguma finalidade, é necessário comunicar isso para o seu consumidor e coletar o consentimento dele novamente.
3 – Linguagem simples de se entender;
Ter uma linguagem simples de se entender na sua política de privacidade é fundamental. Afinal, o seu consumidor precisa ser comunicado de maneira clara e explícita a necessidade da sua empresa para coletar seus dados.
4 – Como o dado será tratado e a duração dele em sua base;
Outra informação importante que você deve explicitar na sua política de privacidade, é como o dado do seu consumidor será tratado e também a duração dele em sua base.
5 – A Identificação dos controladores;
Nesse ponto, é importante que sua politica de privacidade deixe de maneira bem explicita para o seu consumidor, qual o nome da sua empresa, seu CNPJ, o endereço, telefone para contato, e-mail, nome do responsável pelo tratamento dos dados, entre outras informações que são necessárias para que ele, caso queira solicitar a exclusão de seus dados em base por telefone ou outro meio de contato, consiga de maneira simples e direta.
6 – O uso dos Cookies e Tags de navegação pelo e-commerce;
Apesar da LGPD não falar especificamente sobre isso, os cookies e tags de navegação dão sim dados identificáveis, sendo necessário o consentimento do seu consumidor para coletar essas informações do usuário.
7 – Informar se haverá compartilhamento dos dados para outro controlador.
E a última informação, é a de informar de maneira clara para o seu consumidor, se haverá o compartilhamento dos dados para outra empresa.
Isso se faz necessário porque, se você precisa de um Gateway externo para realizar o pagamento, o frete, etc, você precisa compartilhar informações do seu consumidor para que isso seja feito.
Link citados:
[Podcast] Impactos da LGPD nos Supermercados – https://youtu.be/gNIgp2eO3FA
[Podcast] LGPD para Supermercados – https://youtu.be/QIEdmrY7i8E
[E-book] LGPD: Saiba o que você precisa para ficar em conformidade com a lei! – https://conteudos.bluesoft.com.br/e-book-lgpd-fique-conformidade