Você sabe porque dia 28 de junho é considerado Dia do Orgulho LGBTQIA+? Não? Então eu te conto!

Há 52 anos acontecia um dos episódios mais marcantes na luta da comunidade LGBTQIA+ pelos seus direitos: a Rebelião de Stonewall Inn, em Nova York.

Após diversas invasões a bares frequentados pela comunidade, uma série de mobilizações reuniu milhares de pessoas em diferentes pontos da cidade. Um ano depois, uma multidão marchou do bar Stonewall Inn até o Central Park em memória ao episódio, e hoje, essa é considerada a primeira Parada Gay dos Estados Unidos.

Atualmente a data tem como objetivo conscientizar a população sobre a importância do combate à homofobia e a transfobia para a construção de uma sociedade livre de preconceitos.

Pensando nisso, separamos a seguir 5 conteúdos sobre diversidade para celebrar o Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+.

Desmistificando a Sigla – LGBTQI+ | Matheus Melo

Começamos com esse Papo Reto, em que Matheus Melo desmitifica a Sigla LGBTQI+. Nessa apresentação ele nos mostra como é importante não confundir a orientação sexual, que tem a ver com a atração (ou falta dela) – por alguém do mesmo sexo, de um sexo diferente, pelos dois sexos, ou por ninguém – com a identidade de género, que tem a ver sobre como nós nos sentimos no nosso corpo e com as coisas de que gostamos.

Além disso, Matheus fala sobre uma pesquisa a respeito da comunidade LGBTQI+ no Ambiente Acadêmico.

Pride History – Love is Love | Renan Ferreira

Continuamos com Renan Ferreira explicando mais sobre o movimento Pride, que, como falamos acima, teve origem em 28 de junho de 1969 em Stonewall Inn, considerado o marco zero do movimento LGBT contemporâneo.

Renan também explica que no Brasil o início dos movimentos pelos direitos começou a partir de reuniões em espaços sociais, como bares e clubes nos anos 1970, em plena ditadura militar (1964-1985).

LGBT e o Mercado de Trabalho | Amanda Paes

“Quando o colaborador usa máscaras, gasta energia se escondendo e perde produtividade”. No terceiro Papo Reto sobre diversidade Amanda Paes foca no Mercado de trabalho e nos traz vários dados sobre como a comunidade ainda enfrenta diversos preconceitos no dia a dia que acabam por minar sua produtividade.

Alguns que destaco, são:

• 33% das empresas brasileiras não contratariam pessoas LGBT para cargos de chefia;

• 61% dos funcionários LGBT no Brasil optam por esconder a sexualidade de colegas e gestores;

Para conferir outras informações sobre o assunto, assista o Papo Reto abaixo!

Diversidade e Inclusão no Varejo | Bluesoft Podcast

Além disso, não podemos esquecer da importância de contar com uma empresa diversa, que incentive e promova a inclusão em seu quadro de colaboradores. Afinal, as pessoas são o ponto-chave do desenvolvimento de novas tecnologias, principalmente no varejo.

E é por este motivo que no nono episódio da quarta temporada do Bluesoft Podcast, André Faria conversa com Vanessa Sandrini, a Presidente do Instituto Mulheres do Varejo e Diretora de Novos Negócios na JHSF, sobre Diversidade e Inclusão no Varejo. 

Mulheres do Varejo e Assessoria de Imprensa | Bluesoft Podcast

E por último, sabemos que apesar da discussão sobre a participação de Mulheres no varejo ter ganho força nos últimos anos, cargos de liderança neste setor ainda são pouco explorados ou aceitos no meio. Muitas ainda contam com desconfianças e mitos que precisam, todos os dias, serem quebrados.

Dessa forma, no segundo episódio da terceira temporada do Bluesoft Podcast, André Faria entrevista Sandra Takata, Co-Fundadora da Core Group Agency e Membro do Comitê Executivo Mulheres do Varejo, falando sobre a participação e desafios das Mulheres do mercado de trabalho varejista e também sobre a importância da Assessoria de Imprensa.

Esperamos que goste da nossa homenagem e contribuição para essa causa tão importante para a sociedade, que é o Dia do Orgulho LGBTQIA+. Nós, da Bluesoft, somos a favor de um mundo sem preconceitos, em que cada pessoa possa se manifestar com liberdade e segurança, sem medo de ser feliz.

Deixe aqui o seu comentário