Mais um ano vêm chegando ao fim e com ele, vem a nossa retrospectiva do que fizemos em 2020.

Nesse post, fizemos um Top 10 dos episódios de Papo Reto mais visualizados em 2020. Confira!

10º Lugar

Lei Geral de Proteção de Dados – LGPD | Matheus Melo

Na décima posição e abrindo o nosso Top 10, Matheus Melo apresenta sobre a Lei Geral de Proteção de Dados ou LGPD!

A LGPD, prevista para entrar em vigor em agosto de 2020, tem como objetivo regulamentar a maneira como as empresas públicas e privadas utilizam os dados pessoais de clientes e usuários, oferecendo uma maior segurança para a população.

Matheus explica mais sobre o Objetivo da Lei, sua Origem, Algoritmos, alguns Cases e Aplicação prática.

É importante atentar-se a tudo o que a lei pede. Isso evita ser pego de surpresa e acabar sofrendo uma multa altíssima, prejudicando o seu comércio.

9º Lugar

5 Dicas Para melhorar o seu perfil do LinkedIn | Luis Guilherme 

Em nono lugar, está a palestra feita por Luis Guilherme, que nos conta sobre 5 Dicas Para melhorar o seu perfil do LinkedIn!

Entre as dicas que Luis passa em sua apresentação estão: Capriche na foto de Perfil; Faça um resumo do seu perfil bem completo; Utilize palavras-chave; Conceda recomendações; Publique conteúdos relevantes no seu nicho de atuação.

8º Lugar

Funil Pirata | Luis Guilherme

Seguindo o nosso top 10, na oitava posição está outra a apresentação de Luis Guilherme, que nos contou o que é o Funil Pirata, uma estratégia bastante utilizada para compreender a jornada de compra do cliente e realizar as ações adequadas para conquistar esse consumidor.

O funil pirata é representado pelas métricas que determinam os cinco estágios ideais de um funil de vendas, visando sempre alcançar o melhor ROI (Retorno Sobre o Investimento). Ele é chamado de “Funil Pirata” porque o seu som se assemelha à onomatopéia feita pelos piratas em toda a cultura pop “AARRR”;

Os cinco estágios do Funil Pirata são a Aquisição (atrair novos usuários), Ativação (usuário começou a consumir nosso produto), Retenção (Frequência de visita de um usuário no site), Receita (Total de vendas do mês) e a Referência (indicações realizadas por clientes para amigos).

Ou Seja, esse funil de vendas abrange desde a atração, até o pós-vendas, focando sempre na retenção do cliente e, no cenário ideal, na indicação por ele gostar muito de seu produto/solução.

7º Lugar

Equals and Hashcode | Eduardo Branquinho 

Na sétima posição, temos Eduardo Branquinho nos falando sobre os Métodos java, ‘equals e hashCode’.

O método equals é Usado para definir igualdade entre métodos. Muito usado em Collections, frameworks de testes e etc. Já o HashCode é Usado para gerar um número que será utilizado em tabelas hash para espalhar os objetos e facilitar a busca. (HashSet acha as coisas muito mais rápido que uma lista).

Branquinho mostra na prática com código, como utilizar e resolver problemas utilizando o Equal and HashCode. Uma dica que ele dá: Sempre que reescrever um desses métedos, reescreva o outro! Existe um “contrato” enrte eles.

6º Lugar

Priorização de Backlog Método RICE | Gleyci Souza

Seguimos o nosso top 10 com a Gleyci Souza nos falando sobre Priorização de Backlog – Método RICE.

E, para entender melhor sobre o assunto, ele iniciou sua apresentação nos falando que RICE é uma abreviatura para os quatro pontos que são considerados neste método de priorização: Reach (Alcance) Impact (Impacto) Confidence (Confiança) Effort (Esforço).

O RICE é indicado para tomar as melhores decisões na organização do backlog e também evita erros comuns de priorização, como preconceitos de projetos, escolhas de demandas mais emocionantes, entre outros.

Porém é importante lembrar que não há necessidade de seguir o modelo à risca. Existem casos onde é mais interessante trabalhar primeiro em uma demanda de pontuação menor, como por exemplo, quando há dependência entre projetos.

5º Lugar

União Poderosa: UX + CX + CS | Alline Tiberio

Em quinto lugar, temos Camila Maejima nos falando sobre Aline tiberio falando sobre a diferença sobre UX, CX e CS (User Experience, Customer Experience e Customer Success).

UX ou User Experience é a experiência de um usuário com determinado produto, serviço, software, aplicativo ou site considerando a forma como as pessoas vão interagir com o touchpoint. Em: Navegação / Usabilidade

CX – Customer Experience – Experiência do Cliente – Inclui todas as experiências entre o cliente e a empresa, ou seja, desde o primeiro pensamento ou contato com a marca até o processo final e leva em consideração qual é o sentimento do cliente quando se relaciona/ interage com a empresa. Seu Objetivo: Evitar/Neutralizar memórias negativas através de experiências fantásticas para o cliente!

E CS – Customer Success – Sucesso do Cliente Vai muito além da satisfação dos clientes. É saber que a sobrevivência da sua empresa depende do sucesso do negócio do seu cliente, e a partir daí adequar estruturas e processos para crescer de forma rentável e contínua.

Alline dá três dicas de livros para serem lidos em cada área e termina a apresentação com uma frase de sua autoria: “Se você tem um cliente, e quer continuar tendo, você precisa aplicar estas ‘letrinhas’ e se preocupar com o sucesso dele do início ao ETERNO, porque se tiver fim, já tá errado!

4º Lugar

Git Rebase | Wesley Vitor

Na quarta posição, temos Welsey Vitor dando uma breve introdução ao Git Rebase e como utilizar o editor VI/VIM.

Com o git rebase podemos alterar o histórico de uma branch, assim alterando o commit base de uma branch. O git cria novos commits na branch base que você especificar. Assim deixarmos mais linear o histórico das nossas branch’s.

Não use rebase em branch’s públicas, a não ser que avise sua equipe antes. Pois o rebase reescreve o histórico da branch assim criando novos commits na mesma, sendo assim se mais alguém estiver nessa branch e você não avisá-lo ele poderá trabalhar no limbo.

Utilizar o editor vi/vim é uma opção boa e ágil para utilizar o rebase é via terminal, pelo terminal podemos usar o editor vim, para isso basta utilizar essa configuração no seu .bash_profile/.bashrc

Wesley também dá dicas para Retirar os commits de merge. O primeiro a se fazer é atualizar o stage, usando o comando (git fetch), após isso podemos usar o comando (git rebase origin/(sinal de menor) branch base).

Para subir a aplicação é preciso forçar o push. Como os commits mudaram, (git push) não funcionará então será necessário forçar.

Dessa forma garantimos que somente a sua branch será alterada. Os conflitos se tornam mais fáceis de resolver, visto que eles vão ocorrer no commit exato do erro. Quando acontecer ele irá pausar a execução do rebase no commit que possui o conflito.

Após resolver o conflito basta usar o comando git add. ou git add –all e em seguida usar o comando git rebase –continue.

Agora, vamos abrir o nosso TOP 3!!

3º Lugar

Novidades do Java – 8 à 14 | Eduardo Branquinho 

Em terceiro lugar, Wilson Souza nos fala sobre as Novidades do Java da versão 8 à 14!

Java é uma linguagem de programação orientada a objeto e desenvolvida pela Sun Microsystems na década de 90, que atualmente, pertence a Oracle. A característica mais marcante dessa linguagem é que programas criados nela não são compilados em código nativo da plataforma.

Por ser multiplataforma, a linguagem ganhou espaço em diferentes dispositivos, sendo quase que onipresente e tornando a instalação da máquina virtual Java quase que obrigatória na maioria dos sistemas operacionais atuais.

Entre as novidades citadas e exemplificadas no código estão:

Records: Veremos como podemos transferir dados de forma mais fácil (DTOs irão morrer?)

HTTP Api: Exemplo de como consumir uma API usando a nova biblioteca Http do java.

Pequenas melhorias na linguagem para torna-la menos verbosa.

2º Lugar

Ux – Mapa da Jornada do Cliente | Felipe Teixeira 

Na segunda colocação, Felipe Teixeira falando sobre UX – Mapa da Jornada do Usuário.

O Mapa da Jornada do Usuário é uma Ferramenta utilizada como estratégia de produto ou serviço. É um diagrama que mostra os passos do usuário ao utilizar esse serviço. Permite entender o que o usuário pensa, sente e o que ele consome para tomar decisões. Você deverá usar o Mapa da Jornada do Usuário quando precisar entender as motivações do usuário e descobrir oportunidades de melhoria e oferta de novos serviços ou produtos.

Após explicar o conceito, Felipe fala sobre como construir esse Mapa: Premissas / Princípios, Jornada / Fluxo / Etapas, Fazendo, Pensando, Sentindo, Experiência, Oportunidades.

1º Lugar

Teste de Controllers no Spring Boot | Eduardo Branquinho

E, em Primeiro Lugar, fechando o nosso Top 10, está Eduardo Branquinho, que nos falou sobre Testes de Controllers no Spring Boot!

Teste de Controllers são testes utilizados para validar o comportamento do gerenciamento entre as camadas de Model e View. Ou seja, testar conversões de formatos (model-view), disponibilização e consumo de API, entre outras coisas.

Confira Eduardo Branquinho mostrando na prática como realizar esses testes.

Lembrando que você pode assistir a todas as apresentações em nossa página do YouTube. Já assinou o nosso canal?

E aí? Concorda com o nosso Top10 Papo Reto?

Acha que ficou faltando algum Papo Reto nessa lista?

Deixe sua opinião no campo de comentários abaixo.

Deixe aqui o seu comentário