Confira neste Papo Reto Gleyci Souza falando sobre Priorização de Backlog – Método RICE.

O RICE é um framework de priorização muito utilizado na organização de roadmaps de produtos para avaliar cada item e decidir qual é o ideal para trabalhar primeiro.

O nome RICE é uma abreviatura para os quatro pontos que são considerados neste método de priorização:

  • Reach (Alcance)
  • Impact (Impacto)
  • Confidence (Confiança)
  • Effort (Esforço)

Reach (Alcance)

O alcance avalia a dimensão que uma determinada demanda é capaz de atingir, geralmente é avaliado em quantidade de clientes impactados por uma entrega, também pode ser considerado a quantidade de eventos em um período.
Por exemplo: quantidade de clientes por trimestre, quantidade de transações por mês, etc.

De acordo com o alcance da demanda, ele deve ser classificado com uma pontuação de 1 a 5 e são atribuídos pontos para a demanda conforme a tabela abaixo:

  • Alcance muito baixo (100 pontos)
  • Alcance baixo (200 pontos)
  • Alcance médio (400 pontos)
  • Alcance alto (800 pontos)
  • Alcance muito alto (1600 pontos)

Impact (Impacto)

O impacto avalia o quanto a entrega de uma determinada demanda pode impactar nas metas da empresa. Por exemplo: se a meta da empresa para um trimestre é aumentar a conversão de clientes, o Impacto no método RICE avalia o quanto a entrega de uma demanda vai impactar nessa meta

De acordo com o impacto da demanda, a demanda deve ser classificada de 1 a 5 com valores atribuídos conforme a tabela abaixo:

  • Impacto muito baixo (0,25)
  • Impacto baixo (0,5)
  • Impacto médio (1)
  • Impacto alto (2)
  • Impacto muito alto (3)

Confidence (Confiança)

O objetivo de avaliar a confiança em uma demanda é evitar trabalhar em demandas que não estão bem definidas ou embasadas. Para projetos de tecnologia, também pode ser usado para avaliar o nível de confiança do time em trabalhar em um determinado escopo.

Para avaliar o nível de confiança, são atribuídas pontuações que utilizam porcentagens conforme a tabela abaixo:

  • Nível de confiança muito baixo (20%)
  • Nível de confiança baixo (50%)
  • Nível de confiança médio (70%)
  • Nível de confiança alto (80%)
  • Nível de confiança muito alto (100%)

Effort (Esforço)

O esforço avalia as demandas do roadmap buscando aquelas que vão trazer resultados mais rápidos. Para isso, são considerados a quantidade de trabalho dividida pelos membros da equipe e por tempo gasto para entregar uma demanda. Por exemplo: trabalho para 1 membro da equipe em um mês, 4 membros da equipe em uma semana, etc

De acordo com a avaliação da demanda, o esforço também é classificado com pontuações de 1 a 5 e atribuindo valores conforme a tabela abaixo:

  • Esforço muito baixo (1)
  • Esforço baixo (2)
  • Esforço médio (3)
  • Esforço alto (5)
  • Esforço muito alto (10)

Com base nas estimativas demonstradas, o método RICE avalia as demandas levando em consideração:

  • Quantas pessoas essa entrega impactará? (Alcance)
  • Qual o impacto que essa entrega causa? (Impacto)
  • Quão confiante você está em suas estimativas ou o quão confortável o time está em relação ao escopo? (Confiança)
  • Quanto de trabalho é necessário para entregar essa demanda? (Esforço)

Baseado nas respostas para cada uma dessas perguntas e as pontuações que são atribuídas em cada resposta, o método RICE prevê o seguinte cálculo:

Pontuação RICE = (Reach x Impact x Confidence)
Effort

O resultado desse cálculo gera a “pontuação rice”. Quanto maior a pontuação, mais recomendável é trabalhar nessa demanda primeiro, pois indica que é uma demanda que traz o melhor resultado com o menor esforço.

O RICE é indicado para tomar as melhores decisões na organização do backlog e também evita erros comuns de priorização, como preconceitos de projetos, escolhas de demandas mais emocionantes, entre outros.

Porém é importante lembrar que não há necessidade de seguir o modelo à risca. Existem casos onde é mais interessante trabalhar primeiro em uma demanda de pontuação menor, como, por exemplo, quando há dependência entre projetos.

Confira o Vídeo:

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Autor

Wilson Souza é Gerente de Marketing da Bluesoft. Formado e pós Graduado pela Instituição Mackenzie, possui também MBA pela FGV. Wilson tem mais de 10 anos de experiência na área de Relacionamento e Marketing, atuando em diversas áreas e segmentos do mercado.

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