Confira neste Papo reto, Welsey Vitor dando uma breve introdução ao Git Rebase e como utilizar o editor VI/VIM.

Com o git rebase podemos alterar o histórico de uma branch, assim alterando o commit base de uma branch. O git cria novos commits na branch base que você especificar. Assim deixarmos mais linear o histórico das nossas branch’s

Não use rebase em branch’s públicas, a não ser que avise sua equipe antes. Pois o rebase reescreve o histórico da branch assim criando novos commits na mesma, sendo assim se mais alguém estiver nessa branch e você não avisá-lo ele poderá trabalhar no limbo.

Utilizar o editor vi/vim é uma opção boa e ágil para utilizar o rebase é via terminal, pelo terminal podemos usar o editor vim, para isso basta utilizar essa configuração no seu .bash_profile/.bashrc

Wesley também dá dicas para Retirar os commits de merge. O primeiro a se fazer é atualizar o stage, usando o comando (git fetch), após isso podemos usar o comando (git rebase origin/(sinal de menor) branch base)
Para subir a aplicação é preciso forçar o push. Como os commits mudaram, (git push) não funcionará então será necessário forçar.

Dessa forma garantimos que somente a sua branch será alterada.
Os conflitos se tornam mais fáceis de resolver, visto que eles vão ocorrer no commit exato do erro. Quando acontecer ele irá pausar a execução do rebase no commit que possui o conflito.

Após resolver o conflito basta usar o comando git add. ou git add –all e em seguida usar o comando git rebase –continue.

Confira a apresentação.

Links Citados:

#GitRebase #Branch #PapoReto

Autor

Wilson Souza é Gerente de Marketing da Bluesoft. Formado e pós Graduado pela Instituição Mackenzie, possui também MBA pela FGV. Wilson tem mais de 10 anos de experiência na área de Relacionamento e Marketing, atuando em diversas áreas e segmentos do mercado.

Deixe aqui o seu comentário