Confira neste Papo Reto, Wilson Souza falando sobre Gatilhos mentais, uma poderosa arma para persuadir e guiar uma decisão e também, quando associado a área comercial, serve para aumentar as vendas.

Gatilhos mentais são estímulos que o nosso cérebro recebe e que influenciam diretamente as nossas tomadas de decisões. Porém de forma inconsciente.

Imagine que você precise resolver alguma coisa. Que neste caso só tem dois caminhos. Como Resolver? Jogue uma moeda. 50-50. Só que no exato momento que você joga a moeda, você sabe qual você quer. E sabe por que isso acontece?

Porque todas as nossas decisões que tomamos, primeiro, são feitas pelo inconsciente e só depois pela consciência, acompanhadas de uma justificativa racional. O seu Inconsciente sabe muito bem o que você quer.

Um estudo realizado pela Associação Americana para o Avanço da Ciência mostrou que o ato de escolher pode ser dividido em três partes:
1º Seu cérebro decide o que você vai fazer;
2º Essa decisão aparece na sua consciência, o que transmite a sensação de que você está tomando a decisão de forma racional;
3º Você age de acordo com a decisão tomada

Agora imagina fazer mais de 20mil decisões por dia. O cansaço mental seria imenso. Por isso nosso cerebro possui um mecanismo de filtragem para validar as nossas escolhas. Meio que de forma automática sem que você se dê conta que está tomando essas decisões.

Wilson explica que os Gatilhos mentais servem para hackear ou pelo menos guiar as tomadas de decisões que o cérebro toma “no piloto automático”. É uma forma de conversarmos com o Inconsciente das pessoas. Fazer elas desejarem seguir determinada ação.

Na apresentação Wilson mostra uma lista com mais de 30 gatilhos mentais e explica mais a fundo 8 deles:

  1. Prova Social
  2. Autoridade
  3. Reciprocidade
  4. Inimigo em Comum
  5. Novidade
  6. Escassez
  7. Antecipação
  8. Urgencia

Os gatilhos são uma ótima forma de comunicar com a parte do cérebro que realmente toma decisões. A persuasão é a capacidade de entender o que o seu público pensa e deseja e se comportar de forma que os seus objetivos se alinhem a esses desejos.

Confira a apresentação

Fonte:

Autor

Wilson Souza é Gerente de Marketing da Bluesoft. Formado e pós Graduado pela Instituição Mackenzie, possui também MBA pela FGV. Wilson tem mais de 10 anos de experiência na área de Relacionamento e Marketing, atuando em diversas áreas e segmentos do mercado.

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