Confira neste papo Reto, Wilson Souza fazendo uma apresentação sobre RPG de Mesa ou Rolling Playing Game.

Rolling playing game é um tipo de jogo Criativo, geralmente de representação, onde os jogadores assumem papeis de personagens e juntos criam uma narrativa, uma história e representam como cada personagem reage a uma determinada situação.

Todo RPG de Mesa tem suas regras, e com base nelas os jogadores criam seus personagens. As regras servem para decidir o que pode ou não ser feito dentro do jogo. Desde coisas simples, como cavar um buraco ou falar um determinado idioma, até sobreviver dentro um tarrasque ou aguentar a insanidade do mundo de Cthulhu.

E para criar a narrativa, guiar os jogadores e fazer todo mundo respeitar as regras temos o papel do mestre. A maioria dos sistemas de RPG possuem esse papel e ele é como se fosse um juiz. Toda decisão relacionada às regras é tomada por ele.

Existem vários tipos de sistemas de RPG. Cenários medievais, mundos futuristas, Lobisomens e vampiros, Sistemas que representam a nossa realidade. Vários estilos. Cada um com as suas regras. Alguns até variantes de outros.

Tormenta, Game of Thrones, 3D&T., Dragon Age,Iron Kingdoms, The Lord of the Ring, GURPS, Pathfinder, Gruta dos goblins, Old Dragon, Call of Cthulhu, Star Wars, Savage Worlds, Hora de Aventura, FIASCO, entre outros.

Wilson foca no D&D Dungeons and Dragon, que está em sua quinta edição, e julgo ser o mais famosos sistema que temos hoje. Aquele jogo que o pessoal do stranger things está jogando. (Demogorgon) ou o desenho Caverna do Dragão, também baseado no D&D.

O D&D pode ser jogado com ou sem miniaturas e grids de cenários, tem um conjunto de regras complexo e utiliza o sistema D20 que é o uso de dados, de vinte lados Para saber se o personagem obteve sucesso ou não em na tarefa – atacar um monstro ou usar uma perícia, por exemplo

Wilson também fala sobre a complexidade de montar um personagem e faz um resumo utilizando o livro do jogador do D&D onde fala sobre:

  • Raças,
  • Classes,
  • Antecedentes,
  • Tendencias,
  • Atributos,
  • Perícias,
  • Classe de Armadura,
  • Percepção Passiva.

Confira a apresentação.

Links fonte:
https://rpgmaisbarato.com/blog/rpg-de-mesa-origem-como-jogar/
https://www.rederpg.com.br/2013/07/25/interpretacao-em-dd-next/
https://rpgnext.com.br/resenhas/conferindo-ficha-de-personagem-dd-5e/
https://rpgmaisbarato.com/blog/pericias-ded-5e-pdf/
https://amzn.to/2BlKGrJ (Livro do Jogador)

Autor

Luis Guilherme é Analista de Marketing especializado em conteúdo na Bluesoft. Formado em Jornalismo pela universidade FIAM-FAAM, possui mais de 3 anos de experiência no marketing de conteúdo e, desde 2019 faz parte do time de marketing da Bluesoft, com foco em Inbound Marketing.

Deixe aqui o seu comentário