Neste Papo Reto, Ismael Soares fala sobre as principais diferenças entre o JUnit5 e JUnit4.

JUnit é um framework que facilita o desenvolvimento e execução de testes unitários em código Java. Ele Fornece uma completa API (conjunto de classes) para construir os testes e Aplicações gráficas e em modo console para executar os testes criados.

Entre as principais vantagens do uso desse framework estão:

· Verifica se cada unidade de código funciona da forma esperada.
· Facilita a criação, execução automática de testes e a apresentação dos resultados.
· É Orientado a Objeto
· É free e pode ser baixado em: www.junit.org

O JUnit 5 é a mais nova geração de JUnit e foi desenvolvida com o objetivo de criar uma base atualizada para testes de desenvolvedores na JVM. Isto inclui a focagem em Java 8 e acima, bem como permitir muitos estilos diferentes de testes. Ele é o resultado de JUnit Lambda e sua campanha crowdfunding em Indiegogo.

Ismael mostra diversos exemplos de como a Versão 5 difere de seu antecessor, principalmente nas questões de @Annotations, @Assertions, Filtros, Exceptions, Dynamic Tests entre outros.

Confira a apresentação.

Slides: https://pt.slideshare.net/rkmael/junit-5-vs-junit-4
Links Citados:
* http://howtoprogram.xyz/java-technologies/junit-5-tutorial/
* https://www.youtube.com/watch?v=zhXMw2z0Aa8

Autor

Wilson Souza é Gerente de Marketing da Bluesoft. Formado e pós Graduado pela Instituição Mackenzie, possui também MBA pela FGV. Wilson tem mais de 10 anos de experiência na área de Relacionamento e Marketing, atuando em diversas áreas e segmentos do mercado.

Deixe aqui o seu comentário