Neste Papo Reto Carlos Baldove fala sobre algumas funcionalidade e vantagens do framework OptaPlanner.
De propriedade da Red Hat ele reúne um conjunto de algoritmos de otimização (heurísticas e meta-heurísticas) que podem ser aplicados para resolver problemas de planejamento de maneira eficiente e escalável. Ele aplica o conhecimento dos experts de negócio, capturado na forma de regras para cálculo de score, para identificar e selecionar as melhores soluções para os problemas em questão.
Por ser inteiramente escrito em Java, o Opta Planner pode ser empregado em qualquer tipo de aplicação Java, seja ela standalone ou Java EE. Para isso, é necessário apenas adicionar os jars do framework ao classpath da aplicação.
Durante sua apresentação, Baldove mostra um exemplo bastante útil para organizar mesas de casamento por tipos de pessoas e seus gostos.
Confira a apresentação.

Links Citados:
* http://www.devmedia.com.br/red-hat-resolvendo-problemas-de-planejamento-com-optaplanner-parte-1/31981
* http://www.drools.org/
* http://www.optaplanner.org/

Autor

Wilson Souza é Gerente de Marketing da Bluesoft. Formado e pós Graduado pela Instituição Mackenzie, possui também MBA pela FGV. Wilson tem mais de 10 anos de experiência na área de Relacionamento e Marketing, atuando em diversas áreas e segmentos do mercado.

Deixe aqui o seu comentário