Neste Papo Reto, Wilson Souza fala sobre as Etapas do processo de compra ou o Comportamento do Consumidor.
Provavelmente todos já perceberam que os padrões de consumo e o significado do termo “ato de comprar” varia de cliente para cliente. E os fatores dependem de variáveis que todos conhecemos, como gênero, idade, personalidade, classe social mas também depende de variáveis no campo macro como impactos ambientais, sociais, culturais, demográficas e históricas.
É importante estudar o comportamento do consumidor porque a partir dele que você poderá focar melhor os seus esforços onde realmente precisa, obtendo melhores resultados.
Por trás do ato de comprar existe todo um importante processo de decisão do cliente que Wilson Souza mostra quais são nessa apresentação (5):
* Reconhecimento do problema:percepção de que existe um distancia entre a pessoa estar se sentindo confortável e o que realmente ela está enfrentando.
* Busca de informações: Você irá pesquisar internamente (lembranças, Vivências, experiências) e externamente (vendedores, google, amigos) como resolver o seu problema.
* Avaliar suas alternativas: Quais critérios você irá usar para selecionar uma das suas alternativas?
* Decisão de compra: Esta etapa não depende somente do produto, mais sim de quem vende (um fator externo), você as empresas não tem controle.
* Comportamento pós-compra: Na quinta etapa vamos comparar as expectativas que você tinha com o desempenho do produto.
Confira a apresentação.

Autor

Wilson Souza é Gerente de Marketing da Bluesoft. Formado e pós Graduado pela Instituição Mackenzie, possui também MBA pela FGV. Wilson tem mais de 10 anos de experiência na área de Relacionamento e Marketing, atuando em diversas áreas e segmentos do mercado.

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