Recentemente eu fiz uma apresentação falando porque os times ágeis devem inovar em suas retrospectivas.
Quero compartilhar com vocês uma dinâmica que rodei em dois times na Bluesoft.
O contexto é o retorno de uma consulta médica durante um tratamento de uma doença. No entanto, o médico ainda não sabe qual é a doença. Desta forma, ele está tratando os sintomas e fazendo exames para descobrir a raiz do problema.

Para esta retrospectiva você vai precisar

  • Post-its (de preferência 4 cores diferentes) para todos os participantes;
  • Lapis ou canetas;
  • De 40 a 60 minutos;
  • Serão 4 etapas de 10 minutos, sendo 5 para o time escrever e 5 para você ler o que foi escrito.

Etapa 1: Avaliando os tratamentos anteriores

Na primeira etapa, o médico diria: “Os remédios que receitei a você, surtiram efeito? Você se sente melhor?”
Neste ponto, o time deve escrever se as ações decididas na última retrospectiva foram executadas e qual foi o resultado. Na minha opinião, se nenhuma das ações foram executadas, não há motivos para fazer outra retrospectiva. Deveria usar este tempo para executa-las, mas esta é apenas a minha opinião.

Etapa 2: Sintomas atuais

“Quais sintomas você está sentido agora?”
Quando se está em tratamento deste tipo, é comum que os remédios tenham efeitos colaterais. Assim como num time ágil onde as mudanças podem ser benéficas ou não. O ponto aqui é avaliar quais problemas o time está enfrentando agora.

Etapa 3: Opções de tratamento

“Estas são as opções de tratamento”
Nesta etapa, cada participante deve escrever idéias para sanar os sintomas que o time está sentindo.

Etapa 4: Escolhendo o melhor tratamento

“Qual tratamento você quer optar?”
Você já deve ter passado por algum tratamento onde o médico te receitou 2 folhas de remédios com posologias variadas e mais uns 10 exames. Bem, não precisa responder, mas você fez tudo certinho? Acredito que não. Então não adianta o time sair com 10 ou 15 ações da retrospectiva e não fazer nenhuma. Na minha opinião, no máximo 3 são o bastante.
Esta etapa deve levar os 10 minutos finais (ou mais se você optar). Cada membro do time tem 3 votos para dar em quais ações ele considera indispensável. Em seguida, selecione as 3 mais votadas e nomeie responsáveis para cada uma delas.
Boa sorte!
consulta_med
Este conteúdo foi publicado primeiro em rkmael.com

Autor

Ismael Soares é Gerente de Engenharia de Software na Bluesoft em São Paulo. É formado em banco de dados pela Faculdade Impacta de Tecnologia e possui mais de 14 anos com experiências em análise e desenvolvimento de sistemas. Já trabalhou com diversas tecnologias, entre elas: VB6, ASP, PHP, C#.NET, VB.NET, ASP.NET, PL/SQL, T-SQL, Groovy, Ruby e Java. Já participou de diversos projetos com banco de dados entre eles: Oracle, MSSQL Server, MySQL e Postgree.

Deixe aqui o seu comentário