Neste Papo Reto, Bruno Lui fala sobre o paradigma de programação funcional. Seu objetivo é explicar este paradigma comparando-o com o da programação Imperativa.
Também explicará alguns princípios e conceitos que devemos seguir para começar a seguir esse paradigma, assim como alguns exemplos de código.
Assista a apresentação

Confira os slides

—————————————-­—————————————-­—-
Este Papo Reto é um oferecimento de Acelerato – Gestão de Projetos ágeis e Help Desk
Acesse acelerato.com e descubra como podemos ajudá-lo.

Autor

Wilson Souza é Gerente de Marketing da Bluesoft. Formado e pós Graduado pela Instituição Mackenzie, possui também MBA pela FGV. Wilson tem mais de 10 anos de experiência na área de Relacionamento e Marketing, atuando em diversas áreas e segmentos do mercado.

3 Comentários

  1. Pingback: Retrospectiva: Top10 Papo Reto 2015 - Labs Bluesoft

  2. Boa noite!
    Muito bacana a forma como você abordou o assunto…
    Sempre quando mudamos de paradigma acontece um “nó” na cabeça dos devs que estão iniciando…
    Parabéns de verdade… eu tenho acompanhado o trabalho de vocês desde que fiz entrevista ai na bluesoft…
    Bom, acho que depois das dicas vou dar uma atenção maior a Scala que eu já queria aprender a um tempo!
    Abraços e Parabéns!

  3. Parabéns Bruno, sua explicação ficou muito concisa e interessante.
    Quando vc explica os conceitos de immutable data e referential transparency, acredito que seria interessante dar exemplos práticos assim como fez com functions as first class citizens.
    Gostei muito das comparações que fez do modo imperativo para o declarativo, vc não fez como a maioria das pessoas fazem, não focou nas linguagens especificamente, tanto que usou várias delas, isso ficou excelente. No meu ponto de vista, faltou apenas dar uma ênfase das operações, por exemplo, quando colocou o codigo declarativo, foi usado operações como map, reduce e etc, se tratando de um video introdutório pode ser que a maioria das pessoas ainda não saibam como essas operações funcionam. Mas volto a reforçar que ficou muito bom e o exemplo de um código cotidiano como de atualizar valores foi extremamente pertinente.
    Fico no aguardo dos próximos videos.
    Grande abraço e parabéns.

Deixe aqui o seu comentário