IDE – Integrated Development Environment – (Ambiente De Desenvolvimento Integrado)
No post anterior paramos na seguinte tela:
image1
Após a conclusão da instalação nos foi apresentada a tela de boas vindas do Android Studio, e como imagem final mostrei a nossa área de trabalho.
android2
Bom, vamos descobrir agora como chegar na nossa área de trabalho e conhecer um pouco mais do nosso ambiente.
Na tela de boas vindas clique na opção “Start a new Android Studio project” para assim criarmos o nosso primeiro projeto no Android Studio.
android3
android4
Em seguida, defina o nome da Aplicação em “Aplication name”
No item “Company Domain” devemos informar o domínio da empresa e ao preenchê-lo será gerado o Package Name, que representa o pacote Java onde ficarão as classes do projeto (para este momento coloque as informações neste campo de acordo com a imagem, mais a frente será explicado).
No campo Project location você definirá o local em que será salvo o seu projeto, no meu caso eu deixei selecionado o que vem de padrão, mas você pode alterar para o diretório de sua preferência.
Na tela seguinte nós informaremos a versão do Android que nós iremos trabalhar e para qual aparelho, este tutorial é para Phone e Tablet, e a API que você selecionará , será a Android 5.1 (Lollipop) e clique em Next.
android5
A IDE pedirá para você realizar o aceite para que ela faça o o download da API Lollipop (caso a mesma não esteja instalada).
android6
Selecione ela (Android SDK Plataform 22) selecione Accept e clique em Next.\
A IDE realizará o download e a instalação do mesmo.
android7
Assim que concluir clique em Next.
android72
O tipo de aplicação que selecionaremos é o Blank Activity e clique em next.
android8
Por fim, informar o nome da principal classe (main) da sua aplicação (Activity Name). Os demais campos serão preenchidos automaticamente. Clicar em Finish.
android10
E o projeto será criado
android11
Esta será nossa tela com o projeto criado.
android12
Alguns detalhes do Android Studio
No Caixa Lateral esquerda, é onde temos a estrutura do nosso projeto com o código fonte do mesmo.
android13
Na parte central está o editor de código fonte e também de layout.
android14
Na parte inferior nós utilizaremos as mensagens de log para verificar o desempenho de nossa aplicação , se houve algum problema ou não e temos algumas ferramentas que serão mostradas mais a frente.
android15
Detalhes do nosso editor de Código fonte e Layout.
No combo Palette encontramos os elementos de interface com o usuário são caixas de textos, botões, caixas de seleções, etc…
Estes elementos são chamados de Views.
android16
Temos um menu o qual podemos modificar o aparelho que está sendo usado, no nosso caso é o Nexus 4 o botão do lado direito define se a visualização é retrato ou paisagem e onde está o Android ao lado do 22 podemos trocar o nível da Api.
android17
No combo Component Tree, nós conseguimos visualizar por hierarquia as Views, e através do seu uso fica mais fácil selecionar a view que precisa ser alterada.
android18
No combo Properties realizamos as alterações nas propriedades da View como tamanho, cor, background, etc…
android19
Para Finalizar esta etapa, nós podemos trabalhar tanto com Textual no editor de layout quanto a forma visual, para isso basta clicar nos botões Design e Text.
android20
Obs.: Botões Design e Text, ficam no rodapé no lado esquerdo do nosso Editor de Layout e Código fonte.
Ficamos por aqui, no próximo post vamos ver como funciona a Estrutura de Projeto e trabalhar em uma aplicação simples, vendo assim como funciona o conceito das views.
Espero que você tenha gostado da continuidade, busquei mostrar da melhor forma como se cria um projeto e os detalhes do Editor de Código e Layout do Android Studio.
Tem alguma dúvida, sugestão ou critica?
Por favor deixe seu comentário no final da página.
Até a próxima!
——————————————————————————————-
Este post é um oferecimento de Acelerato – Gestão de Projetos e Help Desk online para a sua empresa.

Autor

Ismael Soares é Gerente de Engenharia de Software na Bluesoft em São Paulo. É formado em banco de dados pela Faculdade Impacta de Tecnologia e possui mais de 14 anos com experiências em análise e desenvolvimento de sistemas. Já trabalhou com diversas tecnologias, entre elas: VB6, ASP, PHP, C#.NET, VB.NET, ASP.NET, PL/SQL, T-SQL, Groovy, Ruby e Java. Já participou de diversos projetos com banco de dados entre eles: Oracle, MSSQL Server, MySQL e Postgree.

Deixe aqui o seu comentário