Neste Papo Reto, Elder Souza fala sobre o emblemático caso da companhia de energia americana Enron.

Fundada em 1985 a Enron se dedicava a exploração de gás natural e produção de energia de diversos tipos, mas ao longo dos anos também começou a diversificar a sua carteira de investimentos, incluindo áreas como freqüência de internet, gerenciamento de risco e derivativo climático (um tipo de seguro climático para negócios sazonais).

Seu crescimento chegou a ser tão assombroso que se converteram na sétima maior companhia norte-americana, alcançando o valor de 68 bilhões de dólares. Seus acionistas celebraram os expressivos lucros, sem saber que pouco tempo depois a companhia viria a se tornar uma referência em fraude do colarinho branco.

Elder explica o desenrolar desta fraude e termina fazendo uma referencia deste case com um esquema parecido que aconteceu no Brasil.

Assista a apresentação em vídeo:

Confira também os slides

—————————————-­—————————————-­—-
Este Papo Reto é um oferecimento de Acelerato – Gestão de Projetos ágeis e Helpdesk
Acesse acelerato.com e descubra como podemos ajudá-lo.

Autor

Wilson Souza é Gerente de Marketing da Bluesoft. Formado e pós Graduado pela Instituição Mackenzie, possui também MBA pela FGV. Wilson tem mais de 10 anos de experiência na área de Relacionamento e Marketing, atuando em diversas áreas e segmentos do mercado.

Deixe aqui o seu comentário