Nos dias 27, 28 e 29 de Novembro de 2012 aconteceu o evento AWS Re:invent, a primeira conferência global para parceiros e clientes da Amazon Web Services. Eu (André Faria) e Daniel Carneiro, tivemos a honra de participar do evento, que foi de grande qualidade e nos trouxe grandes insights sobre como utilizar de forma mais eficiente os recursos de Cloud Computing disponíveis no mercado. O evento contou com 6.000 participantes presentes e mais 13.000 online.
Nos Keynotes do evento foram anunciadas algumas novidades da AWS: redução de preços e novos serviços que foram agregados a plataforma, como AWS Data Pipeline e o AWS Redshift, um banco de dados voltado para Data Warehouse.
Alguns outros pontos enfatizados foram:

  • Com cloud computing é possível sair do Zero para para uma Mínima Oferta Viável (Primeira Versão Comercial do Produto) muito mais rápido.
  • O Ritmo de Inovação das Organização se tornou muito rápido também, porque, agora, é muito mais barato e rápido fazer experimentos, e quanto mais experimentos mais oportunidades de inovar. Você pode alocar uma terminada estrutura por horas ou dias, experimentar o que precisar e não der certo, simplesmente deixa de usar a infra-estrutura e deixa de pagar por ela.
  • A Amazon está presente em 9 Regiões do Globo, oferecendo em cada uma delas diversas Zonas de Disponibilidade (AZs).
  • Estratégias de recuperação de falhas e desastres também estão mais fáceis e baratas de se implementar.
  • Custos com infra-estrutura podem representar até 63% do orçamento organizacional, com AWS pode-se reduzir estes custos drasticamente.
  • A quantidade de dados que temos produzido nos tempos atuais estão aumentando significativamente devido às redes sociais, aos dispositivos móveis, e ao uso de sistema de informação modernos, o que tem tornado a gestão e análise desses dados cada vez mais desafiadora. Soluções para Big Data tem se tornado cada vez mais relevantes para contribuir com esse cenário.
Em breve, postaremos mais novidades, e destaques do evento. Enquanto isso, assista no Youtube os KeyNotes do Evento para aprender mais:


Autor

André Faria Gomes é executivo, empreendedor, investidor, mentor, gerente, escritor, palestrante, podcaster e agilista. Atualmente, é CEO da Bluesoft em São Paulo, investidor e membro do conselho da Wow e mentor da Liga Ventures.

1 Comentário

  1. Usamos a Amazon pra diversas situações, ambientes de dev, homol, producao… Diversas maquinas “clientes” para executar testes… Envio de SMS… Filas… Emails… Enfim, os serviços da Amazon são realmente uma “mão na roda”.

Deixe aqui o seu comentário