Pois sim!
 
A segunda palestra que eu vi no TDC 2012 SP foi a do Zeno Rocha: Como usar Canvas, SVG e WebGL sem uma máquina do tempo.
O Zeno começou falando que HTML5 tá na moda, que agora temos também CSS3, Canvas, SVG e tudo mais que “veio junto”. Tudo muito legal, muito bacana, mas o W3C recomenda:

“Não use HTML5 ainda”.

Até contou uma história ( baseada em fatos reais ) de um professor que começou a estudar HTML5, descobriu o WebSQL, estudou pra caramba mesmo, foi ensinar aos seus alunos e adivinha ? O W3C suspendeu a implementação de WebSQL !
O problema é que o HTML5 ainda não está finalizado. Talvez em 2012, 2014… 2022! Cada hora dizem uma data! Daí que saiu o tema da palestra! Pra dar dicas e mostrar que não precisamos de uma máquina do tempo pra ir pro futuro e podermos usar os novos recursos de HTML5, desde que aceitemos que algumas coisas não funcionam em “determinados” browsers e que vamos que prover fallbacks para essas funcionalidades.
Aí o Zeno começou a explicar o que é SVG ( Scalable Vector Graphics ), mostrou alguns exemplos de como desenhar as formas geométricas básicas, falou tb da biblioteca raphaeljs para facilitar o desenvolvimento com SVG. Tem esse exemplo muito legal que o próprio pessoal do raphaeljs fez. Algo parecido com o antigo DOOM feito inteiramente com SVG!
Pra quem quer mais informações, passou também um link do Maujor.
Sobre Canvas, ele seguiu a mesma linha dos exemplos, até para fazer uma comparação justa. Também mostrou alguns demos bacanas, como o blog que ele criou com uns amigos onde usa um efeito pra simular a cerveja “balançando” no copo e o famoso Wormz que ele também fez e acabou sendo escolhido pra entrar na galeria do Chrome Experiments!
Passou uns links também de algumas bibliotecas para ajudar no desenvolvimento com Canvas:  createjs e box2dweb
E no final da comparação entre SVG e Canvas, deixou a dica: SVG é pra ser utilizado quando se precisa de escalabilidade de imagem e Canvas quando é necessário lidar com animação e manipulação de vários elementos.
Um outro link que ele deixou ( e pediu colaboradores ) foi o da tradução do Dive into HTML5 que ele está liderando  diveintohtml5. Quem quiser contribuir é só fazer um fork!
Finalmente entrou em WebGL, que é uma API para reinderização de gráficos 3D. Mostrou um exemplo bem simples de um cubo girando e passou uns links muito legais para mostrar o que se pode fazer com WebGL. Deem uma olhada no  Trigger Rally. Incrível o  que pode ser feito com isso!
Para ajudar no desenvolvimento usando WebGL, existe um framework chamado treejs  que é um projeto para criar uma biblioteca “Lightweight 3D for Dummies” ( segundo eles mesmos ). Se quiserem aprender mais tem esse link aqui aqui tb.
Como referência e dicas de sites úteis, seguem os links mostrados na palestra:
http://html5please.com/
http://modernizr.com/
http://yepnopejs.com/
http://code.google.com/p/explorercanvas/
http://flashcanvas.net/
http://code.google.com/p/svgweb/
http://fabricjs.com/
http://code.google.com/p/jebgl/
http://code.google.com/p/cwebgl/
https://github.com/Modernizr/Modernizr/wiki/HTML5-Cross-Browser-Polyfills
Não deixem de ver os slides da apresentação. Especialmente esse .
 
Semana que vem posto sobre as outras palestras!
 
Abraços!
Douglas Grava

Autor

Douglas Grava é desenvolver na Bluesoft há mais de 9 anos. Atualmente, ele lidera uma grande equipe de desenvolvedores que atua no módulo Tributário e Contábil do software da Bluesoft.

Deixe aqui o seu comentário