Pois sim!
 
Fui ao TDC 2012 SP na trilha de Front End,  no último dia do evento (que aconteceu entre os dias 4 e 8 de Julho) e vou dar uma resumida por aqui nas palestras que eu pude acompanhar!
A primeira palestra que assisti foi a do Bernardo Heynemann: Responsive Design sem Mitos . Ele trabalha na Globo.com e foi o responsável direto pela implementação de responsive nos portais etc.globo.com e www.globo.com.
Foi uma apresentação onde o Bernardo focou em desmistificar o responsive, mostrando que não é esse bicho de 7 cabeças pra fazer, não é tão caro como muitos dizem e que é possível fazer responsive em um site com muito conteúdo ( 3 dos “mitos” mais comuns ).
Logo no início ele fez uma página responsive simples em pouco mais de 1 minuto. Lógico que era uma coisa muito simples mesmo ( de acordo com o tamanho da tela o background da página mudava de cor ), mas foi pra mostrar que usando media queries em css é fácil detectar o tamanho de tela do cliente e fornecer um estilo customizado.
Aí começaram a cair os mitos!

Mito 1 – Responsive design é só para sites pequenos

Se é só para sites pequenos, como foi possível implementar no portal globo.com? Abram o portal em qualquer device e vejam como o conteúdo fica bem ajustado para qualquer um deles!

 Mito 2 – Tenho muito conteúdo! A resolução dos smartphones não é suficiente pra mim. O conteúdo não se encaixa em resoluções abaixo de 1024 x 768

Aqui ele pediu pra todo mundo combinar uma coisa: Nunca esconder conteúdo! Se é pra fazer responsive, nunca esconda conteúdo!
É possível fazer com que todo conteúdo do seu site apareça corretamente utilizando os dispositivos da maneira que eles foram feitos pra serem utilizados fazendo uso de feature detection + adaptive rendering. Por exemplo num dispositivo touch você pode utilizar sliders próprios pra touch pra ser possível “deslizar” o conteúdo pela tela.

 Mito 3 – Custa muito caro!

Custa mais caro, mas não muito.
O exemplo que ele deu foi o da própria home da Globo.com. Demorou 1 mês pra ser feita com uma equipe de 4 desenvolvedores e um designer.
Tratar os casos específicos de cada dispositivo aumenta o custo sim, mas não muito como se diz por aí ( geralmente dizem que sai o triplo do valor por ter que fazer 3 versões diferentes da mesma coisa )

Mito 4 – Não dá pra fazer por causa do estilo, imagens e scripts que ficam muito pesadas para o 3G

Css no início, scripts no fim + imagens de tamanhos diferentes.
Existe até uma ferramenta criada por eles chamada thumbor para resolver o problema do carregamento de imagens em tamanhos diferentes.
Deu também algumas dicas de como se deve pensar o responsive pra diferentes devices e browsers.
A palestra foi muito legal! O cara é bom mesmo!
Deem uma espiada nos slides da palestra!
responsive-design-sem-mitos
Pena que não foi gravada…
 
É isso aí! O próximo post vai ser sobre a paletra do Zeno Rocha – Como usar Canvas, SVG e WebGL sem uma máquina do tempo.
 
Um Abraço!
Douglas Grava

Autor

Douglas Grava é desenvolver na Bluesoft há mais de 9 anos. Atualmente, ele lidera uma grande equipe de desenvolvedores que atua no módulo Tributário e Contábil do software da Bluesoft.

1 Comentário

Deixe aqui o seu comentário