Nessa apresentação Robson Santiago fala para a equipe Bluesoft sobre Patterns, através de exemplos ele demostra que documentar uma solução para um problema de projeto em um determinado campo de conhecimento não é tão complicado como parece.

Pattern Adaptador é um padrão que adapta sua nova funcionalidade ao que se é esperado, você pode desenvolver o que quiser.

Aqui um exemplo bem simples para entender a lógica. Imagine que você possui instalado em sua residência uma tomada no padrão europeu, mas o seu novo aparelho eletrônico possui a tomada no padrão americano. O que fazer? No mundo da tecnologia, o desenvolvedor pode utilizar o padrão adaptador, ele recebe a funcionalidade, que nesse exemplo seria o seu aparelho com a tomada no padrão americano, e converte para o padrão europeu. No mundo fora da tecnologia você precisa ligar para a loja e trocar o seu aparelho!

Em programação é simples assim, a função do Pattern Adaptador é converter a sua funcionalidade em uma onde o que se espera ocorra.

Veja o vídeo e o slide dessa apresentação.

Autor

André Faria Gomes é executivo, empreendedor, investidor, mentor, gerente, escritor, palestrante, podcaster e agilista. Atualmente, é CEO da Bluesoft em São Paulo, investidor e membro do conselho da Wow e mentor da Liga Ventures.

Deixe aqui o seu comentário