Depois de uma breve retrospectiva sobre os eventos em que participamos na última semana decidimos tomar a ação de iniciar um coding dojo semanal na Bluesoft.
Mas o que é isso???

O Dojo é um espaço onde programadores se reúnem para treinar e aprender. As reuniões são periódicas e centradas num desafio de programação. Apesar do desafio, o objetivo não é terminar o problema. A idéia é aprender com as experiências vivenciadas pelo grupo. O ambiente é inclusivo, seguro e convidativo.
As reuniões geralmente são conduzidas em dois formatos: no formato Kata alguém resolve o desafio em casa e apresenta na reunião “ao vivo”, começando do zero e seguindo TDD. No formato Randori o problema é resolvido “ao vivo” pelos participantes, usando TDD e Programação Pareada em turnos. A cada turno, o piloto volta para a platéia, o co-piloto passa a pilotar e um novo co-piloto é convidado da platéia.

O primeiro deles acontecerá nesta terça-feira, 20 de outubro de 2009, às 19:00 em nosso escritório, que fica no Campo Belo em São Paulo.
Quem tiver interesse em participar entre em contato pelo e-mail dojo arroba bluesoft ponto com ponto br
Referências:

Blog do Danilo Sato

Codigo Dojo@SP

Joinville Dojo

Apresentação sobre o Dojo por Danilo Sato

Autor

No tempo em que esteve no time da Bluesoft, Luiz Faias Junior ajudou a criar e a manter a cultura e os valores da empresa, aumentando a equipe de 3 para 40 talentosos engenheiros de software.

4 Comentários

  1. Fiquei impressionado com as correlações de treino e aprendizado no Dojo; nunca havia pensado, depois de treinar vários Kata por meses, anos, e saber que ele sempre poderá ser melhorado, poderia analogamente ser aplicado ao coding. Ideia show, fascinante! Parabens! Engraçado que o randori, kumite, são em duplas, e revezando, já que ninguém aguenta os esforços extremos.
    Em tempo: Kata ou formas, é oriundo e praticado no karate, e sempre, em todos os treinos, repetimos o primeiro kata independente da faixa. Formas avançadas, devem somente ser praticadas por “seniores”; normalmente conceitos.

    • Olá Cláudio,
      Realmente é uma excelente ideia. Se não me engano teve seu início na França em 2005 e foi se espalhando pelo mundo.
      Já realizamos duas edições e pudemos perceber os benefícios como o aprendizado de TDD e novas linguagens como Groovy e Ruby.
      Abraço!

Deixe aqui o seu comentário