Linda Rising durante o tutorial "Retrospectivas"

Meu primeiro tutorial aconteceu na segunda-feira de manhã com a simpática e carismática Linda Rising e o tema era “Project Retrospectives”.
Tive a impressão que todos saíram muito satisfeitos. É impressionante como ela consegue animar os participantes e administrar o tempo de apresentação.
Aprendi muito com os conceitos de retrospectivas apresentados através de alguns exemplos exibidos e de uma “dinâmica” com cartões onde a equipe escreve anonimamente coisas que gostou (cor azul), que foram surpresas (cor amarela), que foram desafiadoras (cor verde) ou que foram ruins (cor vermelha) durante um sprint.
Jogo dos cartões durante uma retrospectiva

Um bom exemplo é uma das pessoas escrever em um cartão vermelho que sua produtividade não foi tão boa pois estava enfrentando algum problema familiar como um divórcio por exemplo, e os outros membros do time não estavam nem sabendo que aquela pessoa estava passando por esta dificuldade.
Outro conceito essencial é que o resultado de uma retrospectiva deve ser uma lista com no máximo três ações que devem ser tomadas para que haja alguma melhoria na próxima iteração e isto é algo que surgiu naturalmente nas nossas últimas reuniões por aqui.
Ela também sugeriu que nunca se cite nomes durante a discussão de um problema pois desta forma não estamos criticando alguém ou procurando um culpado. Estamos na verdade lidando com um fato pelo lado profissional ao invés de pessoal. Porém devemos sempre lembrar de  fazer elogios citando o nome da pessoa que realizou algo benéfico para o time.
Além disso nos passou um pouco de sua primeira experiência com retrospectivas que ocorreu com um grupo de 80 pessoas. Neste dia os participantes votaram em numeração de 1 à 4 se estavam à vontade para falar. Caso não estivessem (número 1) eles poderiam informar o que estava acontecendo para que não tivessem segurança em expressar sua opinião. Geralmente o que se lia era “quero que o gerente de projetos saia da sala”. O mesmo deveria se retirar e a reunião prosseguia com maior naturalidade.
Normalmente algo que atrapalha a melhoria contínua é o fato das pessoas esquecerem o que ocorreu durante aquela iteração. Uma solução interessante é permitir que a equipe exiba em algum local de boa visibilidade (parede) os fatos que acabaram de acontecer e prejudicaram o andamento de uma tarefa. Assim o facilitador (scrum master) pode tomar uma atitude imediata ou pode ao menos conduzir melhor a próxima reunião.
Para finalizar ela citou os livros de onde extraiu boa parte das informações, como “Project Retrospectives de Norm Kerth” e “Agile Retrospectives de Esther Derby e Diana Larsen”.

Autor

No tempo em que esteve no time da Bluesoft, Luiz Faias Junior ajudou a criar e a manter a cultura e os valores da empresa, aumentando a equipe de 3 para 40 talentosos engenheiros de software.

5 Comentários

  1. Pingback: Retrospectivas Ágeis « André Faria Gomes

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  3. A Linda realmente é uma pessoa fantástica. Conheci um pouco sobre ela através do trabalho do Daniel Cukier sobre “Padrões para Introduzir Novas Idéias” e já a admirava muito. Creio que essas dicas podem enriquecer bastante nossas reuniões de retrospectiva. Abraço.

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