Nos últimos meses tem se falado muito em frameworks Ajax e JavaScript. A nova onda de iteratividade que chegou com a web 2.0 trouxe a necessidade de aplicações mais dinâmicas, e o JQuery é uma excelente ferramenta para apoiar no desenvolvimento de aplicações que atendam a essa nova demanda.

O jQuery é uma biblioteca JavaScript de código aberto que simplifica a interação entre o HTML e o JavaScript, possui uma excelente comunidade, centenas de posts diários em fóruns de discussão, uma grande diversidade de plugins e extensões, funciona nos principais browser da atualidade e o mais incrível é que possui apenas 20Kb.

Possui uma sintaxe extremamente simples com a finalidade de encontrar elementos em uma página HTML e permitir que se faça algo com eles. Observe o código HTML abaixo:

<div id=”principal”>
<div id = “menu”>
<ul>
<li>Quem Somos</p>
<li>Fale Conosco</p>
</ul>
</div>
</div>

Para selecionar um ou mais objetos utiliza-se a função $(), por exemplo para selecionar todos os elementos DIV basta que se utilize a seguinte sintaxe: $(‘div’).
Depois de selecionar um ou mais objetos, pode se executar operações com eles, por exemplo, para se alterar a cor de fundo dos elementos DIV, utiliza-se: $(‘div’) .css(‘background’,’blue’).

Para selecionar um elemento pelo ID utiliza-se o caractere # seguido do ID, por exemplo: ${‘ #menu’}, selecionaria o DIV com ID igual a menu.
Para selecionar todos os elementos LI dentro do DIV menu, utiliza-se: $(‘div.contents li’).

Seria impossível em um simples post como este, apresentar todos as funcionalidade de uma ferramenta tão poderosa como o JQuery, mas, espero ter despertado seu interesse em obter mais informações a respeito. O site oficial do jQuery apresenta uma excelente documentação, além de tutoriais e exemplos práticos.

Autor

André Faria Gomes é executivo, empreendedor, investidor, mentor, gerente, escritor, palestrante, podcaster e agilista. Atualmente, é CEO da Bluesoft em São Paulo, investidor e membro do conselho da Wow e mentor da Liga Ventures.

1 Comentário

Deixe aqui o seu comentário