Traduzido de “Daily Scrum Meeting Rules” :

A reunião diária deve ser executada em um período de 15 minutos independentemente do número de membros na equipe.

  • É realizada todos os dias nos mesmos horário e local. É aconselhável que seja a primeira coisa realizada no dia. Assim os membros da equipe podem pensar no que fizeram no dia anterior e planejar o que farão hoje.
  • Todos os membros devem estar presentes. Caso alguma pessoa não possa comparecer esta deve participar por telefone ou ser representada por outro membro da equipe.
  • O Scrum Master começa a reunião no horário marcado independente de quem esteja presente. Qualquer um que estiver atrasado pagará um castigo imediatamente.
  • O primeiro a falar será a pessoa que estiver à esquerda do Scrum Master e procede em sentido horário até que todos tenham se reportado.
  • Cada membro da equipe deve responder à três perguntas:
  1. O que você fez desde a última reunião diária dentro deste projeto?
  2. O que você fará entre agora e a próxima reunião diária dentro deste projeto?
  3. O que te impede de fazer seu trabalho da maneira mais eficaz possível?
  • Os membros da equipe devem responder às três perguntas e não podem desviar o foco para discussões de problemas, designs ou fofocas. O Scrum Master é responsável por organizar a agilidade, fazendo com que todos possam se reportar.
  • Durante a reunião somente uma pessoa fala por vez. Esta é a única que está reportando seu status. Todos os demais devem ouvir. Não existem conversas paralelas.
  • Quando um membro da equipe apresenta algo que seja de interesse de outros membros ou precisa da assistência de outras pessoas qualquer um pode imediatamente organizar um encontro das partes interessadas após a reunião diária.
  • Galinhas não têm permissão de falar, fazer comentários, caretas ou tomar qualquer atitude que faça sua presença na reunião se tornar obstrutiva.
  • Galinhas se colocam na periferia da equipe para não interferir na reunião.
  • Se muitas galinhas quiserem presenciar a reunião o Scrum Master pode limitar a quantidade de participantes para que a reunião não perca seu foco e mantenha-se organizada.
  • Galinhas não têm permissão de falar com membros da equipe após a reunião para entendimento ou para fornecer conselhos ou instruções.
  • Porcos ou galinhas que não obedecerem as regras acima podem ser convidadas a se retirar da reunião (galinhas) ou removidas da equipe (porcos).
Autor

No tempo em que esteve no time da Bluesoft, Luiz Faias Junior ajudou a criar e a manter a cultura e os valores da empresa, aumentando a equipe de 3 para 40 talentosos engenheiros de software.

7 Comentários

  1. Olá Luiz,
    Antes gostaria de parabeniza-lo pelo Blog e pela maneira que implantou o Scrum na Empresa em que trabalha.
    Recentemente foi implatado na empresa que eu trabalho o Scrum. Fizemos alguns cursos in-company mesmo e hoje estamos utilizando este método que no meu modo de ver está sendo muito compensativo.
    Foi me dado o papel de Scrum master e após alguns Sprint estou tendo alguns problemas em relação ao Daily Meentig.
    Meu maior problema está sendo o horário, já que todos no departamento tem carro e sempre tem um membro que está de rodízio chegando mais tarde.
    Para driblar isso eu mudei o horário para as 10:30 e me deparo com outro problema hoje seria com o restante, eles sempre estão fazendo algo para outro pessoa, ou até mesmo fazendo seus trabalhos que na parte da manhã não são do Scrum. Como na empresa dividimos meio tempo para o Scrum e meio tempo para o Suporte/Manutenção, mudei o Daily Meeting para Tarde, para usa-lo dentro do horário do Scrum. Essa foi uma técnica que eu to tentando ver se dá certo.
    Minha pergunta é a seguinte, você passou por isso? O que você acha que neste meu caso vocÊ faria?
    Outra coisa também são as pessoas Galinhas e Porcos, acho que toda empresa devem ter essas pessoas, o problema que na empresa que eu trabalho essas pessoas são de confiança dos chefes e também são pessoas que não dá para ficar fora do scrum pois são pessoas fortes no desenvolvimento.
    Como você encararia isso?
    Valeu,
    Abraço!!!

    • Olá Fred,
      Também passamos por esse problema com horários na reunião diária, tanto devido ao rodízio de veículos em São Paulo quanto à flexibilidade dos horários de trabalho da empresa.
      Outro problema dessa reunião acontecer no meio do dia é que existe essa “parada” por quinze minutos que acaba quebrando um pouco o ritmo do trabalho quando o pessoal está concentrado.
      O jeito que encontramos hoje é realizar o daily scrum pouco antes do horário de almoço. Marcamos pra acontecer 12:15 e logo em seguida todos saem para almoçar (quase sempre hehe), assim não acontece esta pausa no meio do dia.
      Quanto à segunda questão, referente ao comprometimento, acredito que aconteça em todos os lugares. Existem pessoas que não se adaptam muito bem ao conceito de “puxar” o trabalho do backlog. Há quem prefira o modelo “empurrado” quando existe alguém distribuindo as tarefas e cobrando o tempo todo (por incrível que pareça tem gente que lida melhor dessa maneira).
      É dessa forma que encaramos por aqui: tentar identificar a melhor forma de lidar com cada pessoa e investir pra ver se aos poucos ela se adapta ao novo modelo, caso contrário ela provavelmente irá embora naturalmente por não se sentir confortável no grupo.
      Espero ter ajudado.
      Abraço!

  2. Amigos, estamos iniciando o scrum em nossa empresa e seu site e videos no youtube, estão sendo mais que referência para mim. Parabéns.
    Sobre a reunião diária. Gostaria de saber a melhor forma de um membro(uma pessoa chave do projeto), participar da reunião, mas o mesmo está em outra cidade e seu único contato com o resto da equipe seria por telefone e mesmo assim o viva-voz não poderia ser usado sempre. Eu pensei em fazer as 3 perguntas todo o dia por e-mail, mas não sei se estaria certo.
    Vocês teriam alguma sugestão?
    Obrigado
    Rodrigo Mendes
    Alterdata Software

    • Olá Rodrigo,
      Não dá pra dizer que a comunicação por e-mai esteja certa ou errada. Vai depender muito da confiança entre vocês, mas com certeza o contato visual é totalmente diferente de uma conversa por e-mail, telefone, chat, etc…
      Aqui na empresa nunca passamos por esta situação de um membro da equipe não estar no mesmo ambiente, então não tenho como opinar, mas ouço alguns comentários de que isto dificulta muito a relação de comprometimento daquela pessoa com o time.
      Encontrei uma discussão sobre o assunto que pode te ajudar: http://weblogs.asp.net/astopford/archive/2006/08/03/The-impact-of-the-remote-worker-on-Agile-approaches.aspx
      Obrigado por acompanhar nosso blog.
      Abraço

  3. Pingback: Scrum: quem são os porcos e as galinhas? « Blog da Bluesoft

  4. Pessoal,
    Estou começando a implantar o método Scrum aqui na empresa, e gostei muito do blog, porque nos deu exemplos claros, principalmente em relação ao quadro, porém gostaria de tirar uma dúvida em relação a reunião:
    O que significa os termos “Galinha” e “Porco” no texto, a quem ou a que vocês se referenciam?
    Grato,
    Daniel

  5. Pingback: Regras da reunião diária de Scrum « Goettenauer’s Blog

Deixe aqui o seu comentário