Confira neste Papo reto, Wilson Souza fazendo algumas provocações e dando dicas sobre Marketing 2022.

Todo final de Ano a equipe de Marketing da bluesoft faz um estudo de tendências, pesquisas, estudos, notícias, gurus da área para montar parte do planejamento de marketing. Essa apresentação traz parte deste estudo e também algumas provocações e dicas para você ficar ligado em 2022.

Confira o Vídeo:

Marketing 2022 – Dicas e Provocações

Pare de se preocupar com coisas que você não tem controle” e “Procure depender menos dessas plataformas“.

É normal ver os profissionais desesperados com coisas que eles não tem controle como o novo tamanho de tela do Iphone, ou quando vai sair o novo algoritmo de ranqueamento do Google, ou distribuição organica em algumas redes sociais.

Esse tipo de preocupação só faz as empresas gastar recurso, tempo e dinheiro. Outro ponto é ter todo negócio, ou estratégia de venda em um único canal.

Quando falamos de marketing, distribuição (Praça) é um ponto super importante. Ao invés de se preocupar, o que você deveria estar fazendo?

Seja omnichannel – esteja presente em diversos canais.

Já foi o tempo que um negócio se perpetuava e crescia somente com um site, ou só por e-mail, não que você não consiga crescer usando só um canal, mas não é tão efetivo quanto antigamente.

Espalhe para conquistar, esteja presente e coloque o mesmo esforço que você tem no seu site, portal ou rede social, em outros canais. Isso pode até te surpreender.

Em mídia paga, aumente sua taxa de conversão antes de investir mais.

Mídia paga é um trabalho de aperfeiçoamento constante e muito teste. Se vocês não prestar atenção, pode estar jogando dinheiro fora .

As plataformas de Pay per Click querem que as empresas invistam (gastem) mais. Além disso tem cada vez mais competidores entrando na brincadeira, então antes de investir mais dinheiro, procure melhorar melhorar a taxa de conversão, condizente com o seu negócio, e só ai invista mais dinheiro.

O Terceiro ponto para preocupar menos e também depender menos se as plataformas vão divulgar sua empresa, é aumentar o ticket Médio das vendas.

Se você vende produtos, use as técnicas de Cross-sell e Up Sell e se você vende serviços, assim que fechar uma conta ofereça soluções que são complementares ao seu produto.

Isso pode fazer seu cliente ficar mais “integrado” a sua empresa, o lifetime value aumenta e você pode focar seus esforços em outras atividades do Marketing digital.

A segunda provocação que Wilson faz é com relação aos novos concorrentes e também concorrentes invisíveis.

Várias pessoas que não compravam pela internet passaram a comprar e pesquisar serviços próximos a suas casas, devido ao Home Office.

Neste mesmo tempo, por causa da Pandemia, infelizmente, muitas pessoas também perderam seus empregos e precisaram investir num negócio próprio, abrir uma loja, vender comida, prestar serviços e isso significa novos players e mais concorrência. Além disso, a própria indústria começou a vender direto para o consumidor, abrir pontos de venda.

A pergunta é, com tantos concorrentes aparecendo e até mesmo aqueles que tem como mapear, como você continua sendo relevante?

Procure fortalecer sua autoridade, ser referência no seu segmento. Criar conteúdo em Vídeo ao vivo para gerar mais engajamento, demonstração do produto resolvendo um problema. Se tiver loja física, transformar alguns espaços em showRoom, ou espaços instagramaveis, Locais de experiência, usar seu CRM para oferecer produtos mais certeiros para o cliente, Push Notifications entre outras coisas, mas depende muito da sua estratégia do que vc que para o seu negócio.

E a última provocação é com relação a “Tecnologia como bala de Prata”.

A tecnologia é um catalisador, um acelerador para a transformação digital, mas ela não é a transformação sozinha. O Negócio, é muito maior que a Tecnologia. Por isso ela tem que ser vista como um meio e não o fim.

A pergunta é “Qual o propósito de usar tal tecnologia?” O que a minha empresa vai ganhar se eu contratar um serviço de disparador de e-mail? Fazer uma série de vídeos em animação? Ou usar Jekyll ao invés de WordPress para o site. Ou ingressar numa nova mídia social de vídeos curtos?

Mesmo que seja contradizente com a primeira provocação, a ideia aqui é entender a sua empresa, seus públicos e ver se faz sentido ou não usar o que o mercado está oferecendo.

Não é usar porque é Hype, mas sim entender por que está usando, ou não, determinada tecnologia.

Cada pessoa conhece muito mais o seu negócio, por isso é você que precisa ver o que faz sentido e o que não faz.

Autor

Wilson Souza é Gerente de Marketing da Bluesoft. Formado e pós Graduado pela Instituição Mackenzie, possui também MBA pela FGV. Wilson tem mais de 10 anos de experiência na área de Relacionamento e Marketing, atuando em diversas áreas e segmentos do mercado.

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