• Home  /
  • Agilidade   /
  • O Batman da Semana | Bluesoft Podcast #2

O Batman da Semana | Bluesoft Podcast #2

Neste segundo podcast discutimos o papel do “Batman” da iteração e apresentamos algumas novidades coletadas em blogs da comunidade de desenvolvimento ágil.

Caso não consiga ver o vídeo acesse nosso canal do Vimeo ou baixe o áudio diretamente.

Data de publicação: 18/12/2009 Tempo: 17:26

Show notes:

 

Para acompanhar este podcast acesse nossa página do iTunes ou nosso feed em seu leitor favorito.

Aguardamos seu feedback através dos comentários deste post ou pelo e-mail podcast@bluesoft.com.br

Related Articles:

—————————————-­—————————————-­—-

Este Post é um oferecimento de Acelerato – Gestão de Projetos ágeis e Help Desk

Não perca tempo, acesse acelerato.com, cadastre-se gratuitamente e descubra como podemos ajudá-lo.

Post Footer automatically generated by Add Post Footer Plugin for wordpress.

19 Comments

  • E aí galera…

    Novamente: Muito legal essa contribuição de vocês pra comunidade, continuem assim!

    Fiquei realmente muito feliz em ter sido mencionado. Pô… Sem palavras. 😀

    Um abraço de volta, meu e do resto da galera daqui da SEA!

    Reply
  • Muito legal mesmo, parabéns!

    Reply
  • Salve galera…

    Mais uma vez obrigado por mais esse podcast extremamente contribuidor.

    Eu gostaria de saber se o “Batman” da semana participa normalmente das tarefas da iteração, ou se fica alocado unicamente às urgencias.

    Parabéns

    DADO

    Reply
    • Olá Dado,

      Ele participa sim das tarefas da iteração, porém normalmente não trabalha em par como os demais. Assim pode ser interrrompido a qualquer momento sem prejudicar outro desenvolvedor.

      Vale lembrar que a existência desse Batman é um tratamento ao efeito e não a causa, que no caso seria provavelmente a falta de testes automatizados no código legado.

      Obrigado pelo comentário e por nos acompanhar.

      Abraço!

      Reply
      • É um tratamento ao efeito, mas não deixa de ser uma forma de padronizar a questão de suporte aos outros times.

        O que vai se buscar é ter cada vez menos interrupções desta pessoa, e aí entra a chance de aumentar qualidade de código, teste e etc…

        Reply
  • Ótimo resumo! Gostei do podcast.

    Nós como praticantes do desenvolvimento ágil, e sua filosofia, devemos sempre compartilhar nossas experiências e conhecimentos.

    Muito bom também colocar os links referente aos assuntos tratados no “Show notes”.

    Parabéns!

    Reply
  • Eu costumo chamar de “Bombeiro da Semana”, já que é o cara que vai apagar os incêndios que ocorrem. 🙂

    Outras empresas simplesmente chamam de suporte nível 3, que é a pessoa acionada pelo time de suporte quando algum incidente não consegue ser resolvido dentro do SLA do time de suporte e é necessária então ajuda do suporte nível 3 para ajudar na resolução do problema dentro do SLA do incidente.

    Quanto ao uso, a grande questão é a expectativa que se cria, que é muito positiva. A pessoa que vai ter este papel sabe o que esperar da semana, e sabe que tem início e fim.

    O time sabe também que aquela pessoa vai precisar de ajuda e que em alguns casos o time vai precisar assumir uma atividade para conseguir terminar dentro da iteração, devido a paradas que a pessoa teve.

    A reunião diária se torna mais efetiva ainda nestes casos para o time ter visão do que está acontecendo “lá fora”, na vida real, e serve como input para a retrospectiva, pois algum ponto ocorrido pode servir como base para alguma mudança a ser realizada na semana seguinte para melhorar o trabalho do time.

    É uma forma da pessoa ganhar mais experiência no dia a dia, com resolução de problemas, suporte e outras questões que aparecem neste período.

    Reply
    • Fala Daniel,

      Valeu pelo comentário. Realmente é o mesmo papel do “Suporte Nível 3”, mas “bombeiro” ou “batman” fica mais divertido! 😉

      Às vezes ficamos até com “vergonha” de compartilhar algo que estamos fazendo para não demonstrar esses tipos de problema, mas percebi que eles acontecem em qualquer empresa. Então já valeu a pena ter aberto a discussão.

      Abraço!

      Reply
  • Alice Tamashiro on

    Gostei muito, parabéns pela iniciativa!

    Abraços!

    Alice Tamashiro

    Reply
  • Sensacional! Que esse canal se torne uma referência nacional, pois está realmente muito bom!

    Reply
  • André e Luiz, parabéns!
    A qualidade dos podcasts está excelente, com muitas informações preciosas e conciso na medida certa(passando a informação sem se tornar cansativo). Farei uma “palestra” para a equipe onde trabalho apresentando muitas idéias vistas aqui e nos links do show notes.
    Continuem com o bom trabalho!
    Roger.

    Reply
  • Pingback: Bluesoft Podcast: Um podcast sobre Métodos Ágeis em Português | André Faria Gomes

  • Pingback: Os Melhores Podcasts de Tecnologia para Desenvolvedores | André Faria Gomes

  • Pingback: Ágil como MacGyver no Caipira Ágil - parte 3 | Blog da Concrete

Leave a comment