Quase 20 anos se passaram desde que Ken Schwaber e Jeff Sutherland formalizaram a definição de Scrum. Curiosamente, nas primeiras publicações, eles não fizeram qualquer referência ao papel do ScrumMaster, mas logo perceberam que o sucesso desta metodologia deveria estar ligada a um papel que estaria comprometido com a mudança de cultura, criando o ambiente perfeito para adoção do framework. Aí nasceu o ScrumMaster!

A Happy Melly Brazil, no dia 11 de Outubro, realizou um Learning Shot, sobre o assunto com alguns especialistas na área. Representados por Ismael Soares e Douglas Grava a Bluesoft teve a honra de estar entre as empresas participantes.

Diversos temas foram abordados como:

  • A evolução do papel ScrumMaster em 20 anos;
  • Agregação de funções;
  • Importância e prestígio nas organizações;
  • Necessidade deste profissional;
  • Problemas reais;
  • Consolidação de Ideias.

Confira o que Ismael e Douglas disseram a respeito do evento:

“Achamos este tipo de evento muito interessante pelo formato dinâmico. Onde discutimos nossos entendimentos sobre algumas faces do Scrum Master e depois alguns especialistas comentaram sobre esses pontos.

Como praticamente todos os participantes tinham grande experiência como Scrum Masters, aprendemos bastante sobre outras realidades, que são bem diferentes da nossa, e como eles tentam solucionar problemas semelhantes aos que temos na Bluesoft.

No final do evento, participamos de uma sessão de Learning Canvas, uma ferramenta de aprendizado fantástica! Ela proporciona muitas trocas de experiências.

Tivemos vários insigths sobre como abordar situações comuns no nosso dia-a-dia, que olhando pela nossa ótica não conseguiríamos visualizar.

Se tivéssemos que descrever o evento em poucas palavras, diríamos: ‘Muito produtivo!’ “
Assista ao video com outros depoimentos do evento.


Gostou?
Tem alguma dúvida, sugestão ou critica? Por favor deixe seu comentário no campo abaixo.
Até a próxima!

Autor

Wilson Souza é Gerente de Marketing da Bluesoft. Formado e pós Graduado pela Instituição Mackenzie, possui também MBA pela FGV. Wilson tem mais de 10 anos de experiência na área de Relacionamento e Marketing, atuando em diversas áreas e segmentos do mercado.

Deixe aqui o seu comentário