Conexão Java 2014

No domingo passado (25 de maio), a Caelum realizou o Conexão Java 2014. Um evento voltado para programadores ou aspirantes Java e a galera da Bluesoft marcou presença lá. Veja um pouco do que aprendemos.

Novidades do Java 8

Primeira palestra da trilha com Paulo Silveira falando sobre as novidades do Java 8. Na verdade, foi mais um hands-on do que uma palestra propriamente dita. Boa parte do tempo, foi usado para exemplificar o uso dos Lambadas, mas ele também falou sobre as mudanças no tratamento das Interfaces, que agora podem conter métodos default (concretos) sem quebrar as implementações. Mostrou como ordenar, filtrar ou agrupar dados de uma coleção de forma muito simples e com pouco código. Por fim, ele exemplificou o uso da nova API Stream.

Para saber sais sobre as novidades do Java 8, leia o artigo sobre o assunto no blog da Caelum.

VRaptor 4 e Java EE 7

O divertido Alberto Souza, falou sobre as novidades do VRaptor 4 e Java EE 7. Entre as diversas novidades, a principal foi o CDI, que agora está totalmente integrado com as demais especificações e implementa toda parte de injeção de dependências da aplicação. O Alberto mostrou como o VRaptor se adequou estas mudanças. Ele também falou sobre o uso de EJBs, transações, agendamentos e mensageria, agora tudo fornecido nativamente pelo Java EE sem o uso de Annotations.

Novidades na JVM

O instrutor Mário Amaral falou sobre detalhes internos da nova JVM que acompanha o Java 8. Umas das grandes mudanças na JVM é que agora ela pode ser carregada com apenas alguns módulos e assim resolver problemas de espaço em dispositivos com pouca memória. O sistema de pacotes possui 4 opções defaults, chamados de Compact Profiles. Mário falou também sobre novo compilador Nashorn que compila código JavaScript em bytecode, permitindo assim, que o desenvolvedor escreva um js usando a sintaxe do Java ou acesse uma função javascript de dentro do Java. Ele também mostrou como lidar com problemas de OutOfMemory na nova JVM. Por fim, comentou sobre uma mudança que deve vir no Java 9, o JigSaw, que se propõe a resolver problemas atuais causados quando se tem duas ou mais libs iguais com versões diferentes no mesmo projeto.

Devops e Ecossistema Java

Guilherme Silveira, falou sobre Devops. O foco desta palestra foi mostrar ferramentas que ajudam os devops a criar e recriar ambientes de desenvolvimento e produção de forma simples e rápida usando o Vagrant e o Puppet.

VRaptor 4 avançado e plugins

O instrutor Leonardo Wolter falou de algumas mudanças que ocorreram no VRaptor 4. Algumas delas foram:

  • Incorporação do plugin Vraptor Environment no projeto Core;
  • Plugins para envio de email, tratamento de data/hora, controle de acesso baseado em classes, etc.;
  • Validações usando o Simple Validator;
  • Possibilidade de criação de plugin

Para saber mais sobre as mudanças no VRaptor 4, leia o artigo que anuncia a versão Final no blog da Caelum.

Estudo de caso: GUJ e Mamute

Os instrutores Fernanda Bernado e Francisco Sokol, falaram sobre a experiência da galera na criação do novo GUJ. Os desenvolvedores tiveram que decidir se começavam do zero ou usam uma solução open source. Acabaram optando por fazer tudo do zero e isto resultou na criação de um framework para perguntas e respostas batizado de Mamute. Os palestrantes também falaram sobre algumas ferramentas que eles usaram durante o processo de migração, tais como: NginX, para manter dois servidores rodando ao mesmo tempo e OWASP Java, uma lib para “sanetizar” formulários e evitar HTML Injection.

Para saber mais sobre o Mamute, leia o artigo no blog da Caelum.

O Conexão Java 2014, foi um evento excelente. E que venha a edição 2015!

Related Articles:

—————————————-­—————————————-­—-

Este Post é um oferecimento de Acelerato – Gestão de Projetos ágeis e Help Desk

Não perca tempo, acesse acelerato.com, cadastre-se gratuitamente e descubra como podemos ajudá-lo.

Post Footer automatically generated by Add Post Footer Plugin for wordpress.

1 Comments

Leave a comment