• Home  /
  • Destaque   /
  • Comparando métodos: Ágil x tradicional.

Comparando métodos: Ágil x tradicional.

Antes de iniciar qualquer comparação entre as formas Tradicionais e Ágeis, lembre-se que ambas são para gerenciamento de projeto, por tanto não importa qual o você escolha, nos dois você precisará:

  • Cria requisitos;
  • Desenvolver;
  • Realizar integração (se necessário);
  • Testar;
  • Corrigir problemas (bugs);
  • e implantá-lo para uso.

Ágil, em termos de gestão de projetos, pode ser descrito como métodos que focam em pessoas, comunicação, produto e flexibilidade. O desenvolvimento Ágil possui uma variedade de métodos que podem ser combinados para produzir um processo de construção mais eficiente de software.

O grade diferencial destes tipos de sistema é que em vez de enfrentar todas as etapas de desenvolvimento das funcionalidades ao mesmo tempo, você quebra o projeto em iterações (segmentos menores do projeto geral), chamado de sprints.

Já no caso do desenvolvimento tradicional, também chamado de waterfall, você somente passa para a próxima fase quando a anterior estiver concluída. Com o desenvolvimento ágil de software, você utiliza um método de controle empírico, ou seja, você passa por um processo de tomada de decisões com base no que está acontecendo.

Controle empírico requer:

  • Transparência: Todos os envolvidos em um projeto ágil sabe o que está acontecendo e como o projeto está progredindo.
  • Inspeção freqüente: Todos os envolvidos (stakeholders) estão mais próximos do projeto, por isso a comunicação é mais rápida e há uma  avaliação regular do processo.
  • Adaptação: Os ajustes são feitos rapidamente para minimizar os problemas; se a inspeção mostra que você deve mudar, então mude imediatamente.

No contexto do desenvolvimento de software, uma abordagem empírica pode ser muito eficaz, tanto no desenvolvimento de novos produtos assim como na melhoria e atualização de projetos existentes.
A escolha pelo  tipo tradicional em cascata deve ser feito se o projeto tiver as especificações bem definidas ou quando é necessária uma analise criteriosa de riscos.

Porque não juntar os dois?

Misturando métodos de gerenciamento de projetos tradicionais com abordagens ágeis é como dizer: “Eu tenho um Porsche 911 Turbo. No entanto, eu estou usando uma roda de carroça no lado esquerdo frontal e lateral traseira direita. Como posso fazer meu carro tão rápido quanto o outro Porsches?” A resposta, claro, é que você não pode. Se você se comprometer totalmente a uma abordagem ágil, você tem uma melhor chance de sucesso do projeto.

Fonte: http://www.dummies.com/how-to/content/comparing-agile-project-management-and-the-traditi.html

Gostou?
Tem alguma dúvida, sugestão ou critica? Por favor deixe seu comentário no campo abaixo.

Até a próxima!

Related Articles:

—————————————-­—————————————-­—-

Este Post é um oferecimento de Acelerato – Gestão de Projetos ágeis e Help Desk

Não perca tempo, acesse acelerato.com, cadastre-se gratuitamente e descubra como podemos ajudá-lo.

Post Footer automatically generated by Add Post Footer Plugin for wordpress.

Leave a comment