Neste Papo Reto, Wende Mendes fala sobre o Projeto Lombok.

O Lombok é um Framework criado sob licença MIT, podendo ser usado livremente em qualquer projeto Java. Seu principal objetivo é diminuir a verbosidade das classes de mapeamento JPA, DTOs e Beans por exemplo.

Sua vantagem é evitar a repetição de código “clichê”, como a criação de gets e sets para todos os atributos, métodos equals e hashCode, toString, Construtores entre outros. Dessa forma, o código fica mais limpo e claro usando anotações para gerar tais métodos automaticamente.

Ele gera automaticamente o código Java desejado, por exemplo get e set para seus atributos. Isso é possível porque o Lombok se integra ao Eclipse, NetBeans, Maven, Gradle, etc. Quando sua classe é compilada, automaticamente é gerado o respectivo código Java para cada uma das anotações do Lombok que foram utilizadas.

Nesta rápida Apresentação, Wende dá diversos exemplos de como ficam as classes e funções com o uso do Lombok.

Confira a apresentação.

Links Citados:
* https://projectlombok.org/

Autor

Wilson Souza é Gerente de Marketing da Bluesoft. Formado e pós Graduado pela Instituição Mackenzie, possui também MBA pela FGV. Wilson tem mais de 10 anos de experiência na área de Relacionamento e Marketing, atuando em diversas áreas e segmentos do mercado.

Deixe aqui o seu comentário