Em suma, estes dois elementos da área de desenvolvimento e de tecnologia dizem respeito ao mesmo propósito, embora determinadas diferenças sejam fáceis de serem observadas. A chamada linguagem de programação é o norte destas duas peças que, por um lado, são considerados da mesma família e, por outro, são considerados completamente distintos.
Desenvolvido em meados da década de 90, pela Sun Microsystems, o Java é uma linguagem de programação incumbida de realizar todo e qualquer tipo de programação, seja qual for o âmbito. A programação de determinadas aplicações, sistemas distribuídos e até mesmo páginas de servidores são alguns dos objetos de participação do Java. A linguagem é taxada, no meio dos especialistas, como um modelo absolutamente tipado.
Por outro lado, o JavaScript, surgido no ano de 1995 través da idealização de Brendan Eich, é uma linguagem de programação completamente calcada em scripts, além de ser padronizada e reconhecida pela ECMA International, organização especializada no assunto. Resumidamente, o JavaScript, linguagem mais modesta comparado a do Java, exerce atividade na criação e na execução de scripts que atuem no navegador do usuário, quando este fizer o uso da web.
Outra constatação, dentro deste ambiente, é a de que a linguagem JavaScript não faz parte da plataforma Java, o que, de certa forma, expõe um pouco sobre a questão de algumas diferenças encontradas entre as duas operações. Abaixo, seguirá uma lista, distribuída em explicações concretas, a respeito das principais divergências entre estes dois tipos de linguagem de programação, comumente utilizadas por grande parte das pessoas conectadas ao mundo virtual.

Principais Diferenças – Java e JavaScript

  • Modelo de linguagem: Enquanto que Java é uma linguagem de programação do tipo OOP, o JavaScript se manifesta como linguagem estritamente de scripts – também do tipo OOP.
  • O código: Ao passo de que o código utilizado na linguagem Java necessita de compilação, o código utilizado na plataforma do JavaScript é atribuído em forma de texto em toda a sua totalidade.
  • Máquina: O JavaScript, dentro de seu cenário, é conhecido por ser executado somente em browser, enquanto que o leque de opções do Java é muito maior. Além do browser, o Java também é executado em toda e qualquer máquina virtual.
  • Características de linguagem: A linguagem do Java foi desenhada, desde a sua concepção, como um modelo de linguagem direcionado principalmente à objetos, enquanto que a do JavaScript não detém uma definição pura e simples de classes.
  • Simplicidade: É exatamente neste contexto que Java e JavaScript mais destoam, uma vez que a segunda é considerada muito mais simples por parte da grande massa de especialistas envolvidas na questão. Por se utilizar de objetos criado no corpo de HTML, o JavaScript é mais fácil de ser manuseado, o oposto de Java – onde o conhecimento a fundo das classes que compõem se faz necessário.

Gostou?
Tem alguma dúvida, sugestão ou critica? Por favor deixe seu comentário no final da página.
Até a próxima!

Autor

Wilson Souza é Gerente de Marketing da Bluesoft. Formado e pós Graduado pela Instituição Mackenzie, possui também MBA pela FGV. Wilson tem mais de 10 anos de experiência na área de Relacionamento e Marketing, atuando em diversas áreas e segmentos do mercado.

Deixe aqui o seu comentário